Presidente Eduardo Bonotto acompanhou agendas nesta quinta e sexta-feira, em Uruguaiana

O presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, participou da inauguração oficial do 6º Batalhão de Polícia de Coque (6º BP Chq) da Brigada Militar, em Uruguaiana. O ato, realizado na quinta-feira (19/8), contou com honrarias militares e a presença do governador Eduardo Leite.

A nova unidade tem o objetivo de qualificar a estratégia de pronta resposta, com cobertura do policiamento de choque em toda a faixa da fronteira do RS com o Uruguai e com a Argentina. O Batalhão, especialmente treinado para as atividades de alto risco, conta com 15 viaturas e um efetivo com cerca de 90 policiais militares, podendo chegar a 156.

“É muito importante para o nosso RS contar com uma nova estrutura, capaz de realizar operações especializadas para o combate de organizações criminosas e de crimes rurais, como o abigeato e furto de maquinários, muito comuns na região. É a certeza de que teremos nossos municípios e cidadãos cada vez mais seguros”, declarou Bonotto.

O 6º BP Chq irá atuar nos municípios de Aceguá, Alegrete, Bagé, Barra do Quaraí, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Garruchos, Hulha Negra, Itaqui, Lavras do Sul, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana da Boa Vista, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel, Uruguaiana e Vila Nova do Sul.

A criação do 6º BP Chq e do Comando de Policiamento de Choque (CPChq), que coordena o novo batalhão e os outros cinco já existentes – Porto Alegre, Santa Maria, Passo Fundo, Caxias do Sul e Pelotas –, foi anunciado, em dezembro de 2020, pelo governo do Estado. A estratégia foi aproveitar os 860 policiais militares formados, com priorização de unidades de maior impacto regional.

Amfro

Além da inauguração do 6º BP Chq, o presidente Eduardo Bonotto e o governador Eduardo Leite participaram de uma reunião com os prefeitos que compõe a Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro). Na oportunidade, os gestores apresentaram demandas da região.

Ainda, o presidente da Famurs participou nesta sexta-feira (20/8), da Assembleia da Amfro, oportunidade em que os prefeitos relataram, entre outras demandas, as potencialidades dos seus respectivos municípios.

Informações da notícia

Data de publicação: 20/08/2021

Créditos: Ellen Renner

Compartilhe!