O objetivo do encontro entre a presidência da Famurs e a diretoria do Banrisul foi estabelecer um cronograma de ações em que a federação e o banco possam atuar de forma conjunta

O presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, apresentou na manhã desta quarta-feira ao presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho as principais pautas que a federação vem trabalhando nos primeiros meses de gestão. O objetivo do encontro entre a presidência da Famurs e a diretoria do Banrisul foi estabelecer um cronograma de ações em que a federação e o banco possam atuar de forma conjunta.

“Já estamos trabalhando na criação de pautas e campanhas que fortaleçam o desenvolvimento dos 497 municípios gaúchos. Criamos a campanha de retorno presencial das aulas que está tendo um retorno muito positivo da sociedade. Desenvolvemos mais de vinte câmaras temáticas para o desenvolvimento de pautas que gerem oportunidades nas áreas do turismo, desenvolvimento econômico, inovação, previdência, saúde, hospitais de pequeno porte, cidades da fronteira, pequenos municípios, educação, empreendedorismo e desburocratização. E agora na Expointer vamos lançar um posicionamento da Famurs que conecte a entidade com as pessoas e com a sociedade. E claro, que contar com a parceria do Banrisul nestes projetos da Famurs será muito importante”, destacou o presidente da Famurs, Eduardo Bonotto.

Durante o encontro, o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, sinalizou que o banco será parceiro institucional da Famurs no desenvolvimento de diversos projetos da federação. “A Famurs e o Banrisul estão presentes no cotidiano dos municípios. É lá que a vida acontece. E ficamos honrados com a visita técnica do presidente da Famurs, Eduardo Bonotto aqui na sede do Banrisul”, ressaltou Cláudio Coutinho.

Em sua fala, o presidente Cláudio Coutinho enfatizou a importância de estreitar os laços entre o Banrisul e a Famurs a fim de estimular o desenvolvimento dos municípios. Nesse sentido – além de apoiar iniciativas da entidade – o Banco presta suporte na gestão das folhas de pagamento das prefeituras, oferece atendimento especializado aos prefeitos, disponibiliza linhas de crédito como a antecipação do 13º salário, entre outros serviços direcionados às gestões municipais. “Temos um olhar atendo às necessidades das prefeituras e trabalhamos fortemente para viabilizar soluções que se enquadrem nas demandas que chegam até nós”, frisou.

Coutinho destacou o recém lançado Programa de Financiamento Especial para o Setor Público, que disponibiliza recursos próprios para as prefeituras investirem em bens de capital. O financiamento de projetos de eficiência energética, afirmou o presidente do Banrisul, é um dos destaques desse programa. “A implantação de geradores de energia limpa contribui na redução de despesas dos municípios e fomenta boas práticas sustentáveis; é uma linha que se paga, pois gera uma enorme economia aos cofres públicos – além de ser ambientalmente correta”, sublinhou.

Os gestores também destacaram a parceria entre Famurs e Banrsil no planejamento para a realização da segunda edição da Caravana Farroupilha Virtual. Em 2020, a Caravana Farroupilha promoveu 120 espetáculos com músicos de todas as regiões do estado, valorizando e mostrando o que há de maior valor na música gaúcha. Entre os nomes que participaram, estiveram os grupos Os Serranos, Os Monarcas, Grupo Rodeio, Os Fagundes e os músicos Renato Borghetti, Rogério Melo, Shana Muller e Gaúcho da Fronteira. “Este é mais um projeto que valoriza a cultura gaúcha, divulga o trabalho dos nossos músicos e destaca o nosso tradicionalismo.”, ressaltou o presidente da Famurs, Eduardo Bonotto.

Também participaram do encontro o diretor do Banrisul, Fernando Postal, o Superintendente André Perini, o Superintendente de Relações Institucionais da Famurs, Darlan Santos,  o Coordenador de Comunicação da Famurs, Voltaire Santos e a assessora da área de eventos, Justine Roesler.

Informações da notícia

Fonte: Voltaire Santos/ Famurs

Data de publicação: 18/08/2021

Créditos: Voltaire Santos/ Famurs

Créditos das Fotos: Divulgação