Evento abordará temas como a nova Lei de Improbidade Administrativa, reformas administrativas e previdenciária, RPPS, aplicação de recursos em educação entre outros pontos

Com objetivo de proporcionar orientações e adoção de medidas necessárias aos atos das administrações municipais, a Famurs, em parceria com a Consultoria em Direito Público (CDP), promove nos dias 25 e 26 de agosto o “Workshop Gestão Municipal: os desafios no pós-pandemia”. O encontro irá atualizar os gestores sobre questões que tem preocupado as administrações locais, além de abordar pautas de ajustes importantes na legislação municipal.

A qualificação será voltada para prefeitos, vice-prefeitos, procuradores municipais, assessores jurídicos, secretários de Fazenda e Finanças, Administração, Educação e Saúde.

Na abertura do evento, será realizada uma palestra sobre a nova Lei de Improbidade Administrativa aprovada pela Câmara Federal e em tramitação no Senado, que regula a punição a irregularidades cometidas por gestores públicos. Logo em seguida, será aberto um espaço para debate. Durante o dia, os participantes ainda acompanharão painéis que irão abordar temas fundamentais para a organização gerencial dos municípios, como a reforma administrativa municipal, reforma da previdência, Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), passivos e gastos com pessoal.

A programação para o segundo dia de workshop prevê painéis para tratar sobre os aposentados pelo INSS que permanecem vinculado aos municípios, abordando a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a situação geral e casos específicos. Após o painel, os participantes terão um tempo para debater sobre o tema. Ainda durante a manhã, será discutido os saldos financeiros dos fundos da saúde, e aplicação mínima de recursos em educação e do novo Fundeb, dentro das restrições da pandemia e da paralisação das aulas presenciais.

O workshop tem vagas limitadas e será realizado de forma presencial no Condomínio Fecomércio, localizado na Avenida Fernando Ferrari, 2001, no bairro Anchieta, em Porto Alegre. As inscrições estão disponíveis até dia 23 de agosto, mediante disponibilidade, no site www.famurs.com.br/capacitacao/70.

Durante o workshop serão seguidos todos os protocolos sanitários pertinentes, com distanciamento, em local amplo, possibilitando a alocação de um público compatível com o espaço.

Confira a programação:

 

25 de agosto – quarta-feira

8h30

Inscrições, credenciamento e entrega de materiais

9h30

Palestra de abertura

Nova Lei de Improbidade Administrativa – aprovada pela Câmara Federal

10h15

Debate Plenário

11h

Painel 1

Reforma Administrativa Municipal

12h30

Intervalo

14h

Painel 2

Reforma da Previdência

- CNM

16h

Intervalo

16h16

Painel 3

Previdência, RPPS, passivos e gastos com pessoal

18h

Encerramento

26 de agosto – quinta-feira

8h30

Painel 4

Aposentados pelo INSS que permanecem no cargo

- Decisão do STF

- Situação geral

- Casos específicos

- Debate

10h30

Fundos da Saúde – Saldos Financeiros

Educação – Aplicação 25% educação e 70% Fundeb em pessoal

12h15

Encerramento

Informações da notícia

Data de publicação: 10/08/2021

Créditos: Ellen Renner

Compartilhe!