A parceria tem o objetivo de preparar os municípios para a gestão do conhecimento especializado sobre o setor, contribuindo para a qualificação dos processos de compras e um melhor uso do dinheiro público

A Famurs e o Portal de Compras Públicas renovaram a parceria entre as entidades para difundir conhecimento e capacitar pregoeiros e gestores em compras governamentais. O novo acordo foi firmado pelo presidente da Federação e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, pelo CEO do Portal, Leonado Ladeira, e pelo diretor de Relações Institucionais do Portal, Heitor Caldeira.

A fim de atender as mudanças da nova Lei de Licitações e contratos administrativos – a Lei nº 14.133/2021 –, a parceria tem o objetivo de preparar os municípios para a gestão do conhecimento especializado sobre o setor, contribuindo para a qualificação dos processos de compras e um melhor uso do dinheiro público.  

Além da capacitação para regulamentação do pregão eletrônico nas prefeituras, que será promovida pela Escola Famurs, o acordo também irá disponibilizar, de forma gratuita, a plataforma do Portal de Compras Públicas aos entes compradores. A parceria também prevê a realização de uma rodada de capacitação com os fornecedores locais, para fomentar a participação de microempreendedores nos processos licitatórios da região.

De acordo com o CEO Leonardo Ladeira, mais da metade dos municípios gaúchos já fazem compras através da plataforma, com todo o processo realizado de forma eletrônica. Desta forma, tanto fornecedores como as administrações municipais economizam. “Já atendemos mais 300 municípios no estado. Apenas a Prefeitura de Porto Alegre, que utiliza a plataforma desde 2016, realiza cerca de 600 pregões por ano e geram uma economia média de 22% nos preços obtidos ao final das disputas”, exemplifica.

Portal de Compras Públicas

O Portal de Compras Públicas é a maior plataforma privada de pregão eletrônico do país, responsável pelo atendimento de 1.900 prefeituras brasileiras, entre elas as de capitais como São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Vitória (ES) e Palmas (TO), além de importantes centros regionais como Juiz de Fora (MG), Mossoró (RN) e Santarém (PA). A esses clientes, o Portal oferece uma base de 230 mil fornecedores cadastrados, de todas as regiões.

O volume de negócios intermediados pela plataforma é crescente e só em 2021 já foram transacionados mais de R$ 50 bilhões em licitações via o Portal, que projeta dobrar o resultado do ano passado.

Como GovTech especializada no desenvolvimento de soluções para governos, o Portal foca cada vez mais em levar maior transparência e eficiência para a gestão pública, fomentando a inovação tecnológica dentro do governo e, com isso, ajudando a viabilizar um melhor uso do dinheiro público para a sociedade.

Informações da notícia

Data de publicação: 05/08/2021

Créditos: Ellen Renner

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti

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