Entidade pede aos gestores municipais que mantenham os cuidados no combate à covid-19

Identificada como uma ameaça à saúde, a variante delta do coronavírus tem preocupado autoridades nacionais e internacionais. Diante da possibilidade de um aumento de casos graves e de falhas na detecção no diagnóstico, causados pela variante, a Famurs manifesta preocupação com a possibilidade de novos casos no RS.

Desta forma, a Federação pede aos gestores municipais que mantenham os cuidados para o cumprimento dos protocolos sanitários em suas comunidades. A Famurs também pede à população que ainda não se imunizou contra a covid-19 que se informe sobre o calendário vacinal em seu município e se vacine, conforme o Plano Nacional de Imunização.

O tema foi debatido pelo presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, em encontro com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, na tarde de terça-feira (20/7). A Secretaria de Saúde (SES) confirmou os dois primeiros casos da variante delta no estado, na última segunda-feira (19/7). Ambos são residentes de Gramado.

“Precisamos redobrar os nossos cuidados, cuidar a prevenção e nos vacinar, pois a imunização é a nossa proteção contra esta nova variante mais agressiva”, enfatizou Bonotto.

Variante delta
Conforme a Secretaria de Saúde, a maior característica desta linhagem, já comprovada cientificamente, é a maior transmissibilidade. Essa linhagem também apresenta uma diminuição da eficácia dos anticorpos produzidos pelas vacinas, sendo que apenas uma dose (nos esquemas que preveem duas) pode ser pouco efetiva contra essa variação. Por isso, a SES orientou que o intervalo entre doses seja de 10 a 12 semanas dos imunizantes da Pfizer e da AstraZeneca, no intuito de acelerar a aplicação do esquema vacinal completo da população.

Quanto a gravidade, ainda não há evidências de que a Delta provoque uma doença mais ou menos agressiva em relação às outras linhagens.

Informações da notícia

Data de publicação: 21/07/2021

Créditos: Ellen Renner

Créditos das Fotos: Radoslav Zilinsky/Getty Images