Esteio/RS – Com o slogan Juventude no campo, produção de alimentos garantida foi aberto nesta quinta-feira o seminário Juventude e Sucessão na Agricultura Familiar , no auditório do Centro Administrativo da Expointer.

Esteio/RS – Com o slogan Juventude no campo, produção de alimentos garantida foi aberto nesta quinta-feira o seminário Juventude e Sucessão na Agricultura Familiar , no auditório do Centro Administrativo da Expointer. O tema tem preocupado entidades, autoridades e lideranças. Os números mostram o motivo do debate que teve sequência, na casa da Assembleia Legislativa. Nos últimos dez anos a população rural gaúcha diminuiu quase que em 280 mil pessoas, passando de 18,35% para 14,9%. Há 40 anos, mais de 50% da população vivia no meio rural, de acordo com estudo apresentado por várias entidades governamentais.

O seminário teve início o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas enfatizando a necessidade de desatar os nós jurídicos e legais para possibilitar o recebimento de recursos como o do Fundef. Defendeu um programa nacional de educação no campo e citou o lançamento recente do livro didático específico realizado pela presidente Dilma Rousseff. Ele seguiu para continuar a discussão na Assembleia.

Para o presidente da Famurs, Ary Vanazzi, que nasceu e viveu por algum tempo a realidade do meio rural, o que faz com que o agricultor migre para a cidade é o mesmo motivo em qualquer região. “Cada cidade deve ser responsável por criar uma estrutura que garanta a permanência dos jovens no campo. Na França o governo compra a produção, mesmo que não consuma, para garantir a existência dos agricultores’’, disse Vanazzi. O presidente comparou a evolução que houve no espaço da Agricultura Familiar dentro da Expointer. “No início os agricultores participavam da Expointer sob uma lona preta. Hoje eles têm um pavilhão dentro do parque.”

Os jovens agricultores foram representados por Rudimar Barea. Na lista de demandas dos Movimentos da Juventude Rural, e carta do fórum estadual rural e políticas públicas está educação no campo, assistência técnica e extensão rural, cultura e lazer, comunicação, juventude, gênero e geração na sucessão rural, acesso à terra, além de geração de renda e trabalho.

Assessoria de Comunicação Social

3230.3150 / 3230.3100 ramal 282

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 31/08/2012