O grupo formado por vereadores de diversos municípios gaúchos tem o objetivo de defender os interesses tradicionalistas perante o poder público do Rio Grande do Sul, especialmente junto aos municípios.

O presidente da Famurs, Maneco Hassen, participou na noite de quinta-feira (25/3) da live de instalação da “Frente Parlamentar dos Vereadores pela Tradição”. O grupo formado por vereadores de diversos municípios gaúchos tem o objetivo de defender os interesses tradicionalistas perante o poder público do Rio Grande do Sul, especialmente junto aos municípios.

Em sua manifestação, o presidente Maneco agradeceu a oportunidade de participar de uma celebração tão importante e parabenizou os vereadores pela iniciativa, ao se colocaram à disposição para defender a cultura gaúcha. “Essa união certamente vai envolver todas as cidades do RS e criar um ambiente de diálogo, de troca de ideias e de defesa, manutenção e ampliação da cultura no nosso estado”, afirmou. Representando os prefeitos gaúchos, Maneco colocou a Famurs à disposição para colaborar e ampliar a iniciativa, valorizando e mantendo viva a cultura gaúcha.

Coordenador da iniciativa, o conselheiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e vereador de Farroupilha, Tiago Ilha, destacou que a principal bandeira do movimento apartidário é o amor e respeito à tradição. Ilha manifestou que o grupo pretende se aproximar dos municípios para fortalecimento, reconhecimento e valorização da cultura gaúcha. A ideia também é criar uma agenda que possa buscar recursos para projetos ligados a tradição e aos Centros de Tradição Gaúcha (CTGs).

Uma das prioridades do grupo será o de retomar o movimento iniciado em 2019, para tombar a cultura gaúcha como patrimônio imaterial do Brasil. Inicialmente formada por quinze vereadores, a Frente abrirá espaço para que outros parlamentares municipais integrem a iniciativa, mas terá como critério o comprometimento com a cultura gaúcha e a participação efetiva em atividades tradicionalistas.

Informações da notícia

Data de publicação: 26/03/2021

Créditos: Ellen Renner

Compartilhe!