Capacitação será voltada para o contexto da pandemia de covid-19. Ao todo serão ofertadas nove turmas divididas por macrorregião

A Famurs e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) renovaram a parceria e irão ofertar novas turmas para o curso sobre desenvolvimento econômico regional e captação de recursos no contexto da pandemia de covid-19. A capacitação, realizada junto com o Instituto Brasileiro de Seleção e Projetos (Ibrasp), será realizada entre os dias 22 e 26 de março e as oficinas de operação de crédito para os municípios do dia 29 de março ao dia 14 de abril.

O presidente da Famurs, Maneco Hassen, destaca que a nova série de cursos ofertados em parceria com o BRDE é a continuidade da parceria instaurada em 2020 e tem o objetivo de levar maior conhecimento e tecnologias aos municípios gaúchos. “Esta parceria tem possibilitado que os servidores municipais tenham um aprimoramento em questões como captação de recursos e linha de crédito, tema muito importante para este momento de crise enfrentado pelos gestores e suas equipes”.

Ao todo, serão ofertadas nove turmas agrupadas por macrorregião. As aulas serão realizadas de forma on-line, das 9h às 17h, através do Google Classroom e do Google Meet do Ibrasp. Durante o curso, será ministrado a exposição e conceitos sobre captação de recursos e desenvolvimento; diagnósticos e prioridades para o desenvolvimento econômico regional; linhas de crédito para os municípios, entre outros pontos, como o microcrédito, uma alternativa imediata de renda e emprego com recursos disponíveis no Estado e que conta com o apoio do BRDE e da Secretária de Trabalho e Assistência Social. 

Já entre os dias 29 de março e 14 de abril, serão realizadas oficinas presenciais de operação de créditos para os municípios. Essa etapa da capacitação será realizada no Auditório Alceu Collares, na sede da Famurs. Durante a oficina, serão apresentados aspectos práticos, possibilitando a captação de recursos de fontes financiáveis e a fundo perdido, além da participação de assessores do BRDE para apresentar as condições de contratação de créditos junto à instituição, de acordo com as prioridades dos municípios.

A Escola Famurs seguirá todas as precauções necessárias em relação à covid-19, com distanciamento entre os participantes e ambiente higienizado. No entanto, a modalidade presencial será realizada em acordo com a bandeira vigente na semana do Distanciamento Controlado. 

Alunos com mais de 75% de participação ganham certificado emitido pela Escola Famurs e Ibrasp. A programação completa, data das turmas por regional e as inscrições estão disponíveis em http://portal.famurs.com.br/cursos.

Informações da notícia

Data de publicação: 02/03/2021

Créditos: Ellen Renner

Compartilhe!