Augustín (à esq.

Augustín (à esq.) projeta encontros internacionais a partir de 2013. Foto: Maurício Tomedi

O pontapé inicial para uma parceria que visa estreitar laços institucionais entre municípios gaúchos e uruguaios aconteceu nesta terça-feira (14/2). Durante reunião na sede da FAMURS, o secretário da Intendência Uruguaia de Cerro Largo, Agustín Muñoz, propôs ao coordenador-geral da Federação, José Horácio Gattiboni, um acordo de cooperação entre a entidade e o Congresso de Intendentes do Uruguai, que reúne os 19 departamentos do país, para troca de experiências culturais, esportivas e comerciais.

A ideia da parceria é promover um encontro entre prefeitos e intendentes do Mercosul em 2013, após realizadas as eleições municipais deste ano. A aproximação das entidades visa o desenvolvimento sócio-econômico dos municípios do Mercosul.

Intendências uruguaias

Diferentemente do Brasil, que é dividido em estados, o Uruguai é composto por 19 intendências. Cada intendente é encarregado de administrar sua região, também chamada de departamento. Estes departamentos ou intendências são zonas políticas de tamanho equivalente, separadas geograficamente.

Congresso de Intendentes do Uruguai

Atuando desde 1985, o Congresso é um organismo público criado pelo artigo 262 da Constituição da República Uruguaia. O objetivo da instituição é coordenar as políticas dos departamentos e os convênios firmados com o governo, com entes autônomos e com serviços descentralizados.

Assessoria de Comunicação Social

Redação: Maurício K. Tomedi

3230.3150 / 3230.3100 ramal 252

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 15/02/2012