De acordo com levantamento realizado pela área de Segurança Pública, Mobilidade e Trânsito da Famurs, atualmente são 57 municípios que ainda não possuem acesso asfáltico no Rio Grande do Sul.

Um levantamento realizado pela área de Segurança Pública, Mobilidade e Trânsito da Famurs, revela que atualmente o Rio Grande do Sul conta com 57 municípios que ainda não possuem acesso asfáltico. Para buscar soluções para este problema que prejudica o desenvolvemento do Estado, o presidente da Famurs, Maneco Hassen, e o presidente da Comissão dos Municípios sem Acesso Asfáltico, o prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, estiveram reunidos com o secretário de Logística e Transportes do RS, Juvir Costella.

O secretário de Logística e Transportes do RS, Juvir Costella, afirma que a pasta vai realizar uma apresentação para os prefeitos gaúchos no dia 11.03 durante o Seminário Novos Gestores da Famurs. Nesta apresentação, a Secretária de Logística e Transportes do RS vai realizar um diagnóstico da situação dos municípios sem acesso asfáltico. Durante o evento também serão detalhados os próximos passos do cronograma de ações da Secretaria.

A Famurs vai atuar também para a destinação de emendas de bancada, com recursos federais, para levar asfalto até todos os municípios, algo semelhante havia sido construido para 2020, porém com a pandemia o recurso foi redirecionado para a saúde.

O acesso asfáltico é preponderante para o progresso e o desenvolvimento das comunidades no interior, sendo que algumas aguardam há mais de vinte anos pela ligação asfáltica. Se contemplados, os municípios ganharão maior integração com as demais regiões e acesso a determinados bens e serviços; os custos de escoamento da produção se tornarão menos onerosos; além de proporcionar maior conforto e rapidez no trânsito e qualidade vida para a população.

Informações da notícia

Data de publicação: 11/02/2021

Créditos: Voltaire Santos - Famurs

Créditos das Fotos: Voltaire Santos - Famurs

Compartilhe!