O programa, que consiste em uma série de nove ações para estimular o desenvolvimento econômico, já possibilitou a abertura de 100 empresas em apenas 30 dias, gerando emprego e renda e incentivando e empreendedorismo.

O presidente da Famurs, Maneco Hassen, e o coordenador-geral da entidade, Márcio Espindola, receberam a visita institucional do prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, e do procurador-geral do município, Adolfo de Freitas. Além da visita cortesia, o gestor veio apresentar à Famurs a primeira iniciativa de grande porte da atual gestão municipal, o Programa Acelera Passo Fundo.

O programa, que consiste em uma série de nove ações para estimular o desenvolvimento econômico, já possibilitou a abertura de 100 empresas em apenas 30 dias, gerando emprego e renda e incentivando e empreendedorismo. O objetivo é que sejam realizadas ações em diversas áreas, a partir de um trabalho conjunto entre as secretarias.

“A Prefeitura tem que ser o facilitador dos novos negócios. O Acelera Passo Fundo é uma ação imediata, que vai agilizar os processos, permitindo maior celeridade nas liberações e nos licenciamentos. Nós precisamos garantir que quem quer empreender em nosso município possa fazer isso rapidamente”, considera.

Pacote de ações

As medidas previstas no Programa Acelera Passo Fundo são:

- Elaborar um Plano de Desenvolvimento Rural com ações de curto, médio e longo prazo;

- Organizar um mutirão para a liberação de obras a partir de fevereiro;

- Criação de um escritório de projeto especiais para agilizar processos;

- Criação de uma força-tarefa para facilitar processos pró-empreendedorismo, aprimorando a legislação municipal;

- Implementação do processo de alvará on-line para micro e pequenos empreendedores;

- Criação de um programa de acesso ao microcrédito;

- Execução do Programa Amplifica II: edição 2021, que, em parceria com a IMED, tem o objetivo de conectar empresas e profissionais especializados da área de gestão;

- Implementação do Programa Acelera ITBI para agilizar as Guias dos Imóveis sem débito ou divergências nos dados cadastrais;

- Ampliação da captação de recursos.

 

Informações da notícia

Data de publicação: 10/02/2021

Créditos: Ellen Renner