Segundo o último levantamento da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) feito junto a todos os 496 municípios do Estado, 85 prefeituras já elaboraram os projetos municipais para coleta, tratamento e destino final do lixo....

Segundo o último levantamento da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) feito junto a todos os 496 municípios do Estado, 85 prefeituras já elaboraram os projetos municipais para coleta, tratamento e destino final do lixo. Na pesquisa anterior, apresentada no último dia 2 de agosto, apenas 39 cidades possuíam o plano pronto. Os dados representam que em pouco menos de um mês houve um incremento de 112% no número de municípios que possuem plano de gestão dos resíduos sólidos.

A pesquisa aponta ainda que 342 municípios (69%) estão com o projeto em fase de elaboração. De acordo com as estatísticas, a maioria das cidades (51%) optou por fazer o plano individualmente. Do total, 146 prefeituras (29%) resolveram elaborar o projeto de forma consorciada com outros municípios.

A pesquisa também apresentou números sobre os planos municipais de saneamento. Ao todo, 146 municípios (29%) possuem plano de abastecimento de água, tratamento de esgoto e drenagem das águas pluviais. Dos que ainda não possuem o plano, 232 (47%) estão em fase de elaboração.

A Famurs informa que está sendo finalizado um convênio com a Secretaria Estadual de Habitação e Saneamento (Sehabs) e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) para aportar recursos para que os municípios que ainda não concluíram os projetos o façam de forma integrada. A intenção é que 100% das prefeituras gaúchas possuam um plano integrado de saneamento e gestão do lixo até o mês de dezembro de 2013. Depois desse prazo, os municípios que não apresentarem seus planos sofrerão corte no repasse federal de verbas para o setor do meio-ambiente.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) determina que até 2014 os lixões sejam desativados e os resíduos de todo o País sejam encaminhados para aterros sanitários. O objetivo da lei é ajudar o Brasil a atingir uma das metas do Plano Nacional sobre Mudança do Clima, que é de alcançar o índice de reciclagem de 20% até 2015.

Lista dos municípios com plano de gestão dos resíduos:

ALECRIM

ALPESTRE

ARROIO DO MEIO

ARROIO DOS RATOS

ÁUREA

BAGÉ

BARRA DO RIBEIRO

BARRA FUNDA

BARROS CASSAL

BOM PROGRESSO

BOM RETIRO DO SUL

CAÇAPAVA DO SUL

CACEQUI

CACHOEIRINHA

CAMPO BOM

CANDIOTA

CANELA

CAPIVARI DO SUL

CARAÁ

CARAZINHO

CASEIROS

CERRO GRANDE

CERRO LARGO

CHAPADA

CONSTANTINA

CRISTAL

CRUZALTENSE

DOUTOR MAURICIO CARDOSO

ERVAL GRANDE

ESPERANÇA DO SUL

ESPUMOSO

ESTAÇÃO

ESTÂNCIA VELHA

ESTEIO

ESTRELA VELHA

FAXINALZINHO

GUABIJU

GUAÍBA

GUARANI DAS MISSÕES

HUMAITA

INDEPENDÊNCIA

IRAÍ

LAJEADO

LAVRAS DO SUL

MACHADINHO

MARIANO MORO

MARQUES DE SOUZA

MONTE ALEGRE DOS CAMPOS

NONOAI

NOVA BASSANO

NOVA BOA VISTA

NOVA CANDELÁRIA

NOVA PETRÓPOLIS

NOVA SANTA RITA

PARECI NOVO

PAROBÉ

PEDRAS ALTAS

PINHEIRO MACHADO

PORTÃO

RELVADO

RIOZINHO

ROLANTE

SANTA VITÓRIA DO PALMAR

SANTANA DO LIVRAMENTO

SANTO ÂNGELO

SANTO CRISTO

SÃO DOMINGOS DO SUL

SÃO LEOPOLDO

SÃO MARTINHO

SAPIRANGA

SAPUCAIA DO SUL

TABAÍ

TAPEJARA

TAQUARA

TAQUARI

TORRES

TRAMANDAÍ

TRÊS COROAS

TRÊS DE MAIO

TUPARENDI

URUGUAIANA

VACARIA

VERA CRUZ

VILA NOVA DO SUL

VISTA ALEGRE DO PRATA

Assessoria de Comunicação Social

3230.3150 / 3230.3100 ramal 282

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 19/08/2012