O Rio Grande do Sul se tornará nos próximos dias o primeiro Estado do Brasil a informatizar a Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (Ficai).

O Rio Grande do Sul se tornará nos próximos dias o primeiro Estado do Brasil a informatizar a Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (Ficai). Nesta terça-feira (14/8), dez entidades assinaram, na sede do Ministério Público do RS, o convênio que define a utilização do programa de computador desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) para combate à evasão escolar. O ato ratifica um termo de cooperação assinado em 2011 e busca garantir a assiduidade de crianças e adolescentes nas salas de aula.

Para o coordenador-geral da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Julio Dorneles, o papel da entidade é incentivar as escolas municipais a fazer uso da ferramenta, preenchendo os dados dos alunos que não vão à escola. Com a informatização da Ficai, é possível agilizar o processo de integração entre as redes públicas (educação, saúde, assistência social) e impedir que as soluções para os alunos infrequentes sejam tomadas no fim do ano, depois que o estudante já extrapolou o limite de 25% de ausências permitidas.

De acordo com o procurador geral do MP/RS, Eduardo Veiga, este processo vai ampliar o acesso dos alunos às escolas e evitar as repetências de ano. "Este é um trabalho que irá garantir um salto de qualidade no País e melhorar nossos níveis de educação". Também participaram do ato o secretário estadual de Educação, Jose Clovis Azevedo; e o diretor presidente da Procempa, André Kulczynski.

Assessoria de Comunicação Social

3230.3150 / 3230.3100 ramal 282

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 15/08/2012