Sete municípios receberam na tarde desta terça-feira (14/8) o Estudo de Competitividade do Turismo do Rio Grande do Sul, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) por encomenda da Secretaria Estadual de Turismo (Setur).

Sete municípios receberam na tarde desta terça-feira (14/8) o Estudo de Competitividade do Turismo do Rio Grande do Sul, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) por encomenda da Secretaria Estadual de Turismo (Setur). Participaram do projeto as cidades de Bagé, Cruz Alta, Ijuí, Passo Fundo, Santa Cruz, Santa Maria e Torres. A atividade faz parte do Fórum Estadual de Turismo, realizado desde a manhã no auditório da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

A equipe avaliou itens como infraestrutura, acesso, marketing, políticas públicas e aspectos sociais, ambientais e culturais, além de equipamentos e atrativos turísticos. Na média, os municípios avaliados ficaram com média 4 (de um máximo de 5). O estudo destaca a presença de atrativos naturais, culturais eventos, a existência de órgãos municipais e instâncias regionais da área, participação em feiras e eventos e estudos sobre a oferta turística, entre outros. Entre as deficiências apontadas estão falta de política específica para o setor, de programas de conservação do mobiliário urbano e das áreas verdes.

O prefeito de Cruz Alta, Vilson Roberto dos Santos, elogiou a iniciativa da secretaria de desenvolver o estudo e realizar o fórum. “É uma experiência rica para os participantes. Teremos agora subsídios para ajudar a melhorar rapidamente em diferentes aspectos. Vamos buscar parcerias para aprimorar o setor”, avaliou o prefeito.

Fórum Estadual de Turismo

O evento foi realizado para discutir o formato e as competências do Conselho Estadual de Turismo (Conetur), que tem a propósito de ser um colegiado de caráter consultivo, propositivo e deliberativo sobre o setor. Na abertura, a titular da Setur, Abigail Pereira, destacou que a união do trade turístico ajudará o Estado a enfrentar a crise econômica mundial. “Foram identificados 25 projetos para fomentar o setor no Estado”, informou.

O coordenador geral da Famurs, Júlio Dorneles, representou o presidente Ary Vanazzi na abertura do fórum. “O turismo é importante não só pela receita que gera, mas também pela valorização da nossa cultura”, disse.

Assessoria de Comunicação Social

3230.3150 / 3230.3100 ramal 282

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 14/08/2012