O Banco Central do Brasil publicou recentementeum alertasobre tentativas de golpes telefônicos contra prefeituras.

O Banco Central do Brasil publicou recentementeum alertasobre tentativas de golpes telefônicos contra prefeituras. De acordo com o documento, pessoas que fingem ser servidores da autarquia entram em contato com administrações municipais para tratar de supostos débitos decorrentes de processos judiciais, e solicitam depósitos para evitar o bloqueio das contas. A entidade federal esclarece que apenas o Judiciário pode determinar o bloqueio de valores ou contas bancárias, e que seus servidores não têm autonomia para sustar ou retardar o cumprimento de ordens judiciais – além disso, eles não fazem contatos pessoais ou telefônicos.

O alerta inclui também a orientação de entrar em contato com o órgão emissor da suposta ordem e com a polícia. Foi o que fez o prefeito de Sentinela do Sul, Marcus Vinícius de Almeida. Ele recebeu uma ligação na tarde desta quarta-feira (8/8), informando que a sua administração municipal teria uma dívida com uma empresa de telefonia no valor de R$ 22 mil, que teria vencido em março de 2011. Ao verificar o número do processo, o prefeito constatou que havia cinco dígitos a mais do que os protocolos gerados pela justiça federal e que o processo teria sido aberto em 2010. Mas a dívida só teria sido contraída no ano seguinte. “Eles sempre ligam no mesmo horário, entre 15h e 15h30min”, alertou Almeida.

Uma reportagemde agosto de 2011, do programa “Jornal da Globo”, relatou o caso da prefeitura de Paranavaí (PR), que pagou cerca de R$ 10 mil por uma dívida inexistente. Em agosto do mesmo ano, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) tambémalertou os gestoresmunicipais sobre o golpe.

Assessoria de Comunicação Social

3230.3150 / 3230.3100 ramal 282

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 08/08/2012

Compartilhe!