A Famurs promove nesta terça-feira (13/10), o quarto painel do “Ciclo de Grandes Debates”.

A Famurs promove nesta terça-feira (13/10), o quarto painel do “Ciclo de Grandes Debates”. Este encontro tratará sobre “a convivência política nos municípios exercida com alto espírito democrático”. Representantes do executivo municipal poderão participar do Encontro através das redes sociais da Famurs.

O painel contará com a participação de Nelson Jobim, ministro da Justiça no governo de Fernando Henrique Cardoso, ministro do Supremo Tribunal Federal entre 1997 e 2006 e ministro da defesa durante o governo Lula e Dilma; Sérgio Etchegoyen, Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência do Brasil durante o governo de Michel Temer e Aldo Rabelo, ex-presidente da Câmara dos Deputados, ministro-chefe da Secretaria de Coordenação Política e Relações Institucionais do Brasil no governo Lula, ministro do Esporte e, posteriormente da Ciência, Tecnologia e Inovação no governo Dilma e ministro da Defesa durante o governo Temer.

Para o presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, o objetivo do encontro é dialogar com os convidados sobre o fortalecimento da participação dos gestores municipais, promovendo estratégias propositivas para o contexto pós-pandemia aos municípios gaúchos. “Junto com nossos convidados, temos a oportunidade de pensar em proposições construtivas que auxiliem gestores públicos, servidores e, principalmente a população de modo geral, tratando do municipalismo, da política e cidadania. Sempre trabalharemos com a pretensão de fomentar o diálogo e o fortalecimento da democracia a partir da experiência de nossos convidados”, destaca.

No total, são cinco encontros virtuais que contam com a participação de personalidades das mais diversas áreas, como ciência, saúde, sociedade, arte e política. A Famurs realizou o primeiro painel em agosto, debatendo os efeitos da pandemia com ação política, democracia e fortalecimento das instituições. O debate contou com a participação do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; do ministro do STF Gilmar Mendes e do ex-governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro.

No segundo encontro, junto com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes; O ex-ministro de Planejamento, Orçamento e Gestão e da Controladoria-Geral da União (CGU), Valdir Moysés Simão; o ex-presidente da ENAP, Francisco Gaetani e o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Luiz Corrêa Noronha, a Famurs debateu a qualificação da governança pública.

Na terceira edição do painel, o Ciclo contou com a participação do governador do Maranhão, Flávio Dino, e do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, que debateram “as condições políticas e econômicas do cenário nacional à espera dos novos governantes municipais”.

Os cinco encontros do “Ciclo Grandes Debates” serão transmitidos ao vivo pelo Facebook e YouTube da Famurs. O projeto recebe patrocínio do BRDE e apoio do Serpro e da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Informações da notícia

Data de publicação: 13/10/2020

Compartilhe!