A Famurs aderiu à campanha de conscientização e cidadania “Agosto Laranja”, em alusão ao Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla, comemorado dia 30 de agosto.

A Famurs aderiu à campanha de conscientização e cidadania “Agosto Laranja”, em alusão ao Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla, comemorado dia 30 de agosto. Em apoio a esta causa, durante a semana do dia 24 a 30 de agosto, o prédio da entidade estará iluminado com a cor alusiva à campanha.

A ação tem o intuído de promover a realização da conscientização, preconizada pela Lei nº 11.303/2006, e chamar atenção da sociedade para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da doença.

A Famurs convida todos os gestores municipais a aderirem a causa, iluminado os prédios das prefeituras com a cor laranja.

Sobre a Esclerose Múltipla

Conforme o Ministério da Saúde, a esclerose múltipla (EM) é uma doença neurológica que mais afeta jovens e adultos no mundo, sendo que a média de idade em que as pessoas são diagnosticadas é aos 30 anos. A EM acomete mais mulheres, em uma proporção de duas mulheres para cada homem diagnosticado. Segundo dados da  Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (Abem), no Brasil, estima-se que cerca de 35 mil pessoas convivam com a doença.

Não se sabe o que causa a EM, e ainda não há cura para a doença, mas já existem diversos tratamentos eficazes para a doença. Dentre seus principais sintomas estão: fadiga, problemas de visão (diplopia, neurite óptica, embaçamento), problemas motores (perda de força ou função; perda de equilíbrio) e alterações sensoriais (formigamentos, sensação de queimação).

O dia 30 de agosto foi escolhido em comemoração ao aniversário da fundadora Abem, Ana Maria Amarante Levy.

Informações da notícia

Data de publicação: 25/08/2020