A mudança no modelo de distanciamento controlado, estabelecendo um processo de cogestão regional, tem previsão para entrar em vigor na próxima terça-feira, dia 11 de agosto.

A mudança no modelo de distanciamento controlado, estabelecendo um processo de cogestão regional, tem previsão para entrar em vigor na próxima terça-feira, dia 11 de agosto. Com a mudança, prefeitos de uma mesma região covid poderão definir os protocolos específicos para cada setor econômico, de acordo com as suas peculiaridades. O anúncio foi realizado pelo governador do estado, Eduardo Leite, em live na última quinta-feira (6/8).

Na prática, o governo continuará classificando as regiões por meio das bandeiras, mas os municípios poderão deliberar por aplicar protocolos diferentes dos aplicados pelo governo do estado. Desta forma, os protocolos da região podem ser menos restritivos do que a bandeira vigente, mas não menos restritivos ou equivalente ao da bandeira de risco inferior.

No entanto, será necessário apresentar justificativa técnica, elaborada por comitês científicos de análise de dados da covid-19. A partir de um pedido da Famurs e das associações regionais, também ficou definido que a flexibilização só irá ocorrer por maioria qualificada, ou seja, dois terços dos prefeitos.

Os detalhes técnicos de como irá funcionar o novo modelo de distanciamento controlado ainda estão sendo ajustados pelo Gabinete de Crise do governo do estado.

21º região covid: Guaíba

O governo do estado também oficializou mais uma região covid. Desta forma, o mapa do distanciamento controlado passa a ter 21 divisões regionais. Desmembrada da região de Porto Alegre, a 21º região covid, denominada Guaíba, reúne os 19 municípios das regiões Carbonífera e Costa Doce.

A criação de 40 leitos em Guaíba, Camaquã, Charqueadas e São Jerônimo fez com que o Executivo acatasse um pedido de desmembramento das regiões da de Porto Alegre. A nova subdivisão será considerada nos cálculos da 14ª rodada do distanciamento controlado, cujo mapa preliminar será divulgado nesta sexta-feira (7/8).

Clique aqui e confira na íntegra a live realizada pelo governador Eduardo Leite, na tarde de quinta-feira (6/8).

Informações da notícia

Data de publicação: 07/08/2020

Compartilhe!