Contando com dirigentes e conselheiros municipais de Cultura de todas as regiões do Estado, inicia nesta terça-feira (4/8) a 5ª Conferência Estadual de Cultura, promovida pela Sedac e com foco na implementação da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc ...

Contando com dirigentes e conselheiros municipais de Cultura de todas as regiões do Estado, inicia nesta terça-feira (4/8) a 5ª Conferência Estadual de Cultura, promovida pela Sedac e com foco na implementação da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc no Rio Grande do Sul. No total, serão três ciclos de trabalho online, respeitando as diretrizes de distanciamento social relativas à Covid-19.

O primeiro encontro terá participação de Evandro Soares, secretário municipal da Cultura de Bento Gonçalves e presidente do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS (CODIC Famurs). Com o tema “Operação e Regulamentação da Lei Aldir Blanc” , o encontro terá ainda Beatriz Araújo, secretária estadual da Cultura e Chris Ramirez, assessora da Presidência da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. A mediação será do jornalista Newton Silva.

Programação

A Conferência será dividida em três ciclos. O primeiro, que será realizado sempre às terças e quintas-feiras, até 27 de agosto, terá oito encontros promovidos por lives pelo Facebook da Sedac (Facebook.com/sedac_rs), com transmissão pela TVE (canal 7.1) e FM Cultura (107.7) – sempre das 17h às 18h. A partir das 18h, a transmissão prossegue pelo Facebook da secretaria.

O segundo ciclo terá nove webconferências regionais, organizadas de acordo com o mapa das Regiões Funcionais dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), e será realizado de 01 a 10 de setembro. O último ciclo, com data a definir, irá avaliar os resultados dos trabalhos desenvolvidos por meio das webconferências.

Participação intensa dos Municípios

Antes mesmo do início da Conferência, os municípios tem tido papel importante para organização do evento. A Famurs e o Codic integram a Comissão de Organização da Conferência com três integrantes: Vinicius Brito, assessor da área técnica de Cultura da entidade, Evandro Soares e Joyce Reis, respectivamente presidente e vice-presidente do Codic.

Os municípios também terão representação nos quatro grupos de trabalho da Conferência, que vão tratar, cada um deles, de Renda Emergencial, Subsídio, Fomento e Mapeamento. Confira, abaixo, a lista dos 36 dirigentes municipais de Cultura indicados pela Famurs e pelo Codic para integrar os GTs da Conferência:

Fernanda Fraga – Gravataí (GRANPAL)
Adriano Panatieri – Pantano Grande (AMVARP)
Dayan Santarosa – Carlos Barbosa (AMESNE)
Fátima Berro – Imbé (AMLINORTE)
Maxwel de Matos – Igrejinha (AMPARA)
Íbaro Rodrigues – São Borja (AMFRO)
Angélica Berwanger Krewer – Porto Xavier (AMM)
Mariana Binato de Souza – São Pedro do Sul (AMCENTRO)
Deisiane Bonora – Água Santa (AMUNOR)
Fábio Abbud da Silva – Cristal (ACOSTADOCE)
Giosana Lobo – Vale do Sol (AMVARP)
Aline Trindade Ramos – São José dos Ausentes (AMUCSER)
Yimi Walter – Tramandaí (AMLINORTE)
Giórgio Ronna – Pelotas (AZONASUL)
Maiza Pereira Jacques – Uruguaiana (AMFRO)
Régis Sandro Carniel – Tenente Portela (AMUCELEIRO)
Cristiane Savadintzky – Victor Gräeff (AMAJA)
Luís Garcia – São Sepé (AMCENTRO)
Ralfe Cardoso – Novo Hamburgo (AMVARS)
Letícia Oliveira de Oliveira – Estrela (AMVAT)
Luciane Perez – Caxias do Sul (AMESNE)
Adriana Sperandir – Osório (AMLINORTE)
Ricardo Freitas – Rio Grande (AZONASUL)
Luiz Alberto Gonçalves – São Gabriel (AMFRO)
Caio Nascimento – São Miguel das Missões (AMM)
Rose Carneiro – Santa Maria (AMCENTRO)
Fabíola Pezenatto – Três Arroios (AMAU)
Priscila Nunes – Montenegro (AMVARC)
Sabrina Pereira de Freitas – Taquari (AMVAT)
Duclerc João da Silva – Bom Jesus (AMUCSER)
Rosa Maria – Cidreira (AMLINORTE)
Rudinei Domingues – Canguçu (AZONASUL)
João Timótheo Machado – Caçapava do Sul (ASSUDOESTE)
Sérgio Corrêa – Ijuí (AMUPLAM)
Maristella Wetter – Lagoa dos Três Cantos (AMAJA)
Thaís Bedin França – Soledade (AMASBI)

Informações da notícia

Data de publicação: 04/08/2020