Homeopatia, acupuntura e fitoterapia.

Homeopatia, acupuntura e fitoterapia. Esses tratamentos medicinais alternativos podem ser acessados pela população de forma gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta quinta-feira (2/8), o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Ary Vanazzi, anunciou o apoio da entidade ao movimento que busca estimular a implementação das práticas integrativas na saúde pública.

Durante o 1º Seminário Regional Sul sobre Práticas Integrativas e Complementares no SUS, realizado no auditório da Federação, Vanazzi destacou que a iniciativa contribui para que a população busque a prevenção antes do tratamento de doenças. “Os municípios devem avançar na promoção e na manutenção da saúde em vez de buscar a cura para o paciente que já está doente", analisou o presidente da Famurs.

“As práticas integrativas têm grande resolutividade e alto grau de satisfação entre os usuários”, explicou o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS (Cosems), Arilson da Silva Cardoso. Além disso, segundo ele, são procedimentos mais baratos em relação aos tratamentos convencionais.

Desde 2006, o Ministério da Saúde trabalha com foco na implantação dessas ferramentas medicinais. Em maio daquele ano, a Portaria 971 regulamentou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, que amplia a oferta de ações da área nos municípios.

Promovido pela Secretaria Estadual de Saúde do RS, em parceria com o Conselho Nacional de Saúde, o evento reuniu na Famurs cerca de 200 pessoas entre técnicos municipais e servidores da área. Participaram também do encontro o secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni, e o secretário-adjunto, Elemar Sand.

Assessoria de Comunicação Social

3230.3150 / 3230.3100 ramal 282

[email protected]

Informações da notícia

Data de publicação: 03/08/2012