A Confederação Nacional de Municípios (CNM) e demais entidades municipalistas irão se reunir com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, por videoconferência nesta segunda-feira (29/6).

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) e demais entidades municipalistas irão se reunir com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, por videoconferência nesta segunda-feira (29/6). Durante encontro, serão apresentadas as dificuldades de realizar as eleições municipais em 2020.

A ideia é que os prefeitos mostrem ao ministro que, em função do novo coronavírus, é preocupante realizar as eleições neste ano sem que se prejudique ainda mais a situação sanitária do país. Argumentos como a falta de vacina, o número de pessoas envolvidas para que ocorra um pleito eleitoral, a realização de campanhas eleitorais, entre outros, serão utilizados na reunião.

O Conselho Político da CNM definiu que participarão da reunião um presidente por região.

Eleições 2020

Em Assembleia Geral, realizada em maio, a Famurs e as 27 associações regionais do Rio Grande do Sul já haviam se manifestado contrárias a realização das eleições em 2020.

Na semana última semana, o Senado aprovou a proposta de emenda à Constituição (PEC), que transfere as eleições deste ano para os dias 15 (1º turno) e 29 (2º turno) de novembro. As datas originais são 4 e 25 de outubro. Agora, a mudança precisa passar pela Câmara dos Deputados.

Informações da notícia

Data de publicação: 29/06/2020

Compartilhe!