Em reunião realizada entre Famurs e Secretaria Estadual de Saúde, na tarde desta quarta-feira (24/6), foi definida a criação de um grupo de trabalho conjunto para analisar e aperfeiçoar a Política Estadual para os Hospitais de Pequeno Porte (HPPs) no R...

Em reunião realizada entre Famurs e Secretaria Estadual de Saúde, na tarde desta quarta-feira (24/6), foi definida a criação de um grupo de trabalho conjunto para analisar e aperfeiçoar a Política Estadual para os Hospitais de Pequeno Porte (HPPs) no Rio Grande do Sul. O encontro virtual desta tarde deu continuidade aos trabalhos inaugurados ontem (23/6), quando a entidade iniciou o projeto e contou com a presença do vice-presidente da Famurs e presidente eleito, Maneco Hassen; do futuro diretor institucional da entidade, Guilherme Machado;  do presidente dos HPPs, prefeito Nei Braga; e da secretária adjunta de Saúde, Aglaé Regina da Silva.

A iniciativa de criar um grupo de trabalho para tratar do tema decorre também da tramitação na Assembleia Legislativa do Projeto de Lei (PL), que pretende reestruturar a Política Estadual para os HPPs no estado, e da Portaria n. 561/2020 do Ministério da Saúde, lançada ainda na gestão do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, que prevê o financiamento pela União para habilitação de leitos dos pequenos hospitais para atendimento à pacientes da Covid-19, e que pode representar um aporte financeiro importante para a estruturação inicial da nova política no RS.

De acordo com o presidente dos HPPs, prefeito Nei, o objetivo do trabalho conjunto é articular com o governo do estado e Assembleia Legislativa uma definição até setembro, para que já possa estar no orçamento do estado para 2021.

Durante a reunião, além das manifestações unânimes sobre a necessidade de um trabalho conjunto para o aperfeiçoamento do sistema dos HPPs, os participantes também ressaltaram a importância dos pequenos hospitais para o atendimento da população que necessita da atenção básica, especialmente nos municípios de menor porte, e que ficou evidente de forma exponencial pela pandemia do novo coronavírus.

Ficou definido a criação do grupo de trabalho entre as instituições e realização de uma nova reunião, após a posse do prefeito Maneco para presidência da Famurs e com o grupo já constituído. O objetivo do próximo encontro será apresentar um diagnóstico apto para se avaliar os impactos do Projeto de Lei em tramitação, e quais medidas, se necessário, ele deve sofrer emendas.

Informações da notícia

Data de publicação: 24/06/2020