Fortemente impactado com a pandemia do novo Coronavírus, o setor da Cultura tem buscado alternativas para mitigar os efeitos da crise.

Fortemente impactado com a pandemia do novo Coronavírus, o setor da Cultura tem buscado alternativas para mitigar os efeitos da crise. Nesta segunda-feira (4/5), uma videoconferência organizada pelo Colegiado Setorial de Teatro do Rio Grande do Sul reuniu representantes da Famurs, do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (Codic), além de trabalhadores da Cultura de 14 municípios gaúchos. Na semana passada, a área técnica da Famurs já tinha participado de reunião promovida pelo Colegiado Setorial da Dança.

Coordenadora do Colegiado de Teatro, Michele Rolim mediou o encontro e manifestou a intenção de organizar um mapeamento, com apoio do Codic e e da Famurs, da cadeia produtiva das artes cênicas no Estado. Assessor técnico de Cultura da Famurs, Vinicius Brito disponibilizou levantamento recente realizado pela Famurs que indica quais municípios gaúchos possuem Conselho, Plano e Fundo municipal de cultura, instrumentos legais essenciais para aderir ao Sistema Estadual da Cultura. Na sequência, o presidente do Codic e secretário da Cultura de Bento Gonçalves, Evandro Soares, falou sobre o documento divulgado pela Famurs no início da pandemia, com sugestão aos prefeitos e prefeitas de medidas de enfrentamento da Covid-19 no setor, além de colocar o Codic à disposição da produção de mapeamentos e levantamentos.

No encontro, também foi aventada a possibilidade de, com o fim da pandemia, ser colocado em prática um acordo de cooperação entre a Famurs e as secretarias estaduais de Cultura e Planejamento com o objetivo de produzir uma grande pesquisa sobre a cadeia produtiva da Cultura e da Economia Criativa.

Informações da notícia

Data de publicação: 04/05/2020

Compartilhe!