Os secretários executivos das associações regionais reuniram-se por videoconferência com o superintendente administrativo e financeiro da Famurs, Verno Muller, na manhã desta quinta-feira (30/4).

Os secretários executivos das associações regionais reuniram-se por videoconferência com o superintendente administrativo e financeiro da Famurs, Verno Muller, na manhã desta quinta-feira (30/4). A reunião teve como pauta as ações da entidade em relação ao enfrentamento da Covid-19, estiagem, prorrogação de empréstimos consignados dos servidores municipais e indicações para o Conselho Fiscal da Famurs para gestão 2020/2021.

Covid-19

O governo do estado apresentou para Famurs, em reunião na última quarta-feira (29/4), o novo modelo de distanciamento controlado que entrará em vigor na próxima semana. O secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meireles, aproveitou a ocasião para solicitar auxílio dos municípios no preenchimento de uma planilha de sugestões, referente ao novo modelo de distanciamento, para serem adotadas no novo decreto estadual. O arquivo foi encaminhado aos presidentes regionais e secretários executivos.

Conforme solicitado pelo governo, o documento com sugestões precisa ser encaminhado até o próximo sábado (2/5). No entanto, os secretários expuseram que a planilha é complexa e o tempo curto. O superintendente Verno informou que passará a preocupação das regionais para o secretário Agostinho.

Estiagem

Durante a reunião surgiu o questionamento de qual seria o valor repassado pela Funasa aos municípios com decretos de emergência. Em reunião realizada posteriormente, foi informado que o recurso será de R$ 29 milhões, que serão alocados ao estado do RS que, por sua vez, fará convênio com as prefeituras para realizar o repasse.

Até o fim desta quinta-feira será emitida a relação de municípios contemplados. Contudo, o assessor técnico de Agricultura da Famurs, Ismael Horbach, adiantou que o ponto de corte será de municípios que decretaram emergência até o dia de hoje. A estimativa da Famurs é de que 348 municípios sejam beneficiados com o recurso da Funasa.

Conforme Ismael, o plano de trabalho para distribuição dos recursos será debatido em uma próxima reunião, a ser marcada, entre Famurs e governo do estado.

Empréstimo Consignado

O superintendente Verno ressaltou que o prazo para entrega do Termo de Compromisso ao Banrisul, referente a possibilidade de prorrogação de empréstimos consignados de servidores públicos municipais, encerra nesta quinta-feira (30/4). Os municípios precisam entregar o termo em suas respectivas agências bancárias.

Conselho Fiscal

Conforme previsto no novo estatuto da Famurs, as Associações Regionais de Municípios poderão indicar um representante para concorrer a um dos seis cargos do Conselho Fiscal da Famurs para gestão 2020/2021, sendo três titulares e os demais suplentes.

Desta forma, as regionais precisam indicar até às 18h do dia 4 de maior, próxima segunda-feira, um representante. Caso não seja encaminhado o nome do representante até o prazo final, será entendido como desistência de indicação.

A escolha dos conselheiros será realizada na Assembleia Geral de Eleição – Gestão 2020/2021, no dia 22 de maio, de forma totalmente eletrônica e virtual, através de link no site da Famurs.

Informações da notícia

Data de publicação: 30/04/2020