Ary José Vanazzi, 53 anos, é prefeito reeleito de São Leopoldo com 78% dos votos, maior índice de votação do Estado do Rio Grande do Sul no último pleito.

Ary José Vanazzi, 53 anos, é prefeito reeleito de São Leopoldo com 78% dos votos, maior índice de votação do Estado do Rio Grande do Sul no último pleito. Casado há 15 anos com a designer Daniela Affonso, Vanazzi tem quatro filhos: três homens e uma menina, Clara.

Nascido em Coronel Freitas, no Oeste Catarinense, é o filho mais velho entre cinco irmãos. Até os 22 anos, trabalhou na lavoura com seus pais. Ainda em Santa Catarina, iniciou sua trajetória política no movimento estudantil, onde apoiou a causa dos sem-terra e dos indígenas, e participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT).

Transferiu-se para São Leopoldo em 1984 para estudar, graduando-se em História pela Unilassale. Em 1988, foi eleito vereador pelo município, tendo sido reeleito quatro anos depois. Durante a gestão de Olívio Dutra no governo estadual, assumiu a primeira Secretaria de Habitação do RS e, em 2002, foi eleito deputado federal.

Reconhecido por sua liderança junto ao municípios gaúchos, foi convidado por Dilma Rousseff para ser o coordenador da campanha à presidência em 2010. Na época em que Dilma era secretária de Minas e Energia, desenvolveram o Programa Estadual de Habitação e Energia Rural, base de construção do atual programa Luz Para Todos, do governo federal.

Durante seu mandato em São Leopoldo, foram investidos cerca de R$ 2,5 bilhões (investimentos públicos e privados) em obras e projetos. Na prefeitura, foi responsável pela construção de 10 mil unidades habitacionais e pelo aumento de 18% para 50% no índice de casas que possuem tratamento de esgoto sanitário.

Torcedor e ex-conselheiro do Internacional, considera o esporte um grande instrumento para melhorar a sociedade.

Em 36 anos de história da Famurs, é o primeiro prefeito do PT a assumir o comando da entidade. Toma posse com o objetivo de manter a luta pela redistribuição dos royalties, pela reforma tributária e pela renegociação da dívida do Estado com a União.

Entre suas propostas, estão a valorização das Associações Regionais e a formulação de diagnósticos para as gestões municipais nas áreas ambiental, da saúde e da educação.

Sua principal bandeira à frente da entidade será a execução do Programa Cidade Sustentável. A ideia é incentivar a elaboração de políticas intersetoriais ligadas à área de meio ambiente. Após o encerramento do mandato, permanece no comando da Famurs até julho de 2013.

Assessoria de Comunicação Social

3230.3150 / 3230.3100 ramal 282

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 05/07/2012

Compartilhe!