Na manhã desta quarta-feira (10/4), o presidente da Famurs e prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, coordenou um painel que debateu a gestão do trânsito e o plano de mobilidade.

Na manhã desta quarta-feira (10/4), o presidente da Famurs e prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, coordenou um painel que debateu a gestão do trânsito e o plano de mobilidade. A atividade integra a programação paralela da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

O painel, organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), contou com a participação do Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Jean Carlos Pejo, que explicou as ações da Secretaria para atender as demandas dos municípios para a área. “Mais pedestre, mais ciclista e menos motorista” disse Pejo ao encerrar fala sobre plano de mobilidade urbana.

A Associação Bike Anjo e a União dos Ciclistas do Brasil foram representadas no painel por Ana Luiza Rangel Carbono Brit. Ela afirmou que “bicicleta não é só esporte, não é só lazer, é um importante meio de transporte”, argumentando a necessidade de incentivo ao uso de bicicletas como modal de transporte.

O painel teve o objetivo de revisar as pautas prioritárias para o setor e consultar gestores sobre suas prioridades. Também foram definidas as prioridades para atuação das entidades municipalistas:

– PL 822/2015 – Unificação da Fiscalização do Trânsito (municípios podem fiscalizar infrações em vias municipais);
– PLS 452/2016 – Vaga de representante municipal no Contran;
– Alteração da resolução da municipalização do trânsito para permitir consórcio entre municípios abaixo de 50 mil habitantes;
– Alteração do prazo do sistema obrigatório para basculante;
– Alteração da resolução que obriga o sistema obrigatório de câmeras frontais no transporte escolar ou sugestão de alteração do programa Caminho da Escola para financiar equipamentos de segurança determinados pelo Contran.

  • XXII Marcha a BrasíliaA Famurs esteve presente na XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorreu de 8 ...Veja as fotos »

Informações da notícia

Data de publicação: 10/04/2019