Iniciada em abril deste ano, a campanha "Saúde, Rio Grande" mobilizou 12 entidades gaúchas em defesa de mais investimentos no setor.

Iniciada em abril deste ano, a campanha "Saúde, Rio Grande" mobilizou 12 entidades gaúchas em defesa de mais investimentos no setor. Nesta segunda-feira (2/7), após ato público no teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, os integrantes do movimento reuniram-se com o governador Tarso Genro para realizar a entrega simbólica do manifesto recolhido pelo Estado. São cerca de 400 mil assinaturas que clamam pelo fim do caos nas emergências, da falta de leitos e das filas de espera por atendimento.

A ideia da mobilização é pressionar o Estado a cumprir com a exigência da Nova Lei da Saúde. A determinação, sancionada em janeiro pela presidente Dilma Rousseff, obriga os governos estaduais a investir pelo menos 12% do seu orçamento em saúde. Entretanto, o Rio Grande do Sul é o Estado que menos aplica recursos em saúde em todo o Brasil. Para o líder do movimento e presidente da OAB/RS (Ordem dos Advogados do Brasil), Claudio Lamachia, a renegociação da dívida do Estado com a União é imprescindível para o cumprimento da lei. “O que é mais importante: tratar nossos cidadãos doentes, que estão morrendo nas filas e nos corredores dos hospitais, ou pagar juros de uma dívida impagável com o Governo Federal?”, indagou Lamachia.

Atualmente, a dívida do Estado com a União compromete 13% do orçamento estadual. A realização de um novo acordo para quitar esse déficit também é uma bandeira defendida pelo governador Tarso Genro: "Nós temos que discutir a destinação de mais recursos para saúde pública em fundos fechados, intocados".

Além da FAMURS e da OAB/RS, participam da campanha a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, o Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers), o Sindicato Médico do RS (Simers), a Associação Médica do RS (Amrigs), o Sindicato dos Hospitais Beneficentes Religiosos e Filantrópicos (Sindiberf), o Sindicato dos Profissionais de Saúde do RS (Sinsaúde-RS), a Federação dos Empregados em Saúde do RS (Fessers), o Conselho Regional de Administração (CRA/RS), a Associação Brasileira em Defesa dos Usuários de Sistemas de Saúde (Abrasus) e a Fehosul (Federação dos Hospitais do RS).

*Com informações da OAB/RS

Assessoria de Comunicação Social

Redação: Maurício K. Tomedi

3230.3150 / 3230.3100 ramal 282

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 02/07/2012