Brasília – O desenvolvimento de eficientes políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente garantiu à Cruz Alta uma menção de destaque no prêmio "Prefeito Amigo da Criança".

Brasília – O desenvolvimento de eficientes políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente garantiu à Cruz Alta uma menção de destaque no prêmio "Prefeito Amigo da Criança". O município é o único gaúcho entre os nove com gestão de referência no segmento. A distinção homenageou, ao todo, 180 prefeitos do País, durante cerimônia no auditório Nereu Ramos, da Câmara Federal, nesta quarta-feira (27/6).

O prefeito de Cruz Alta e atual vice-presidente da FAMURS, Vilson Roberto dos Santos, destacou que a elaboração de políticas contínuas, que perpetuem ações governamentais, era a principal exigência do concurso. "Transformamos em lei o conceito do Prêmio: criamos o observatório municipal intersetorial de políticas públicas à criança e ao adolescente, elaboramos um orçamento específico e desenvolvemos um planejamento contínuo de gestão para os próximos 10 anos", detalhou o prefeito.

Vilson Roberto acrescentou que esta "é uma tarefa obrigatória de qualquer gestor, pois garante um futuro mais digno aos jovens". Segundo ele, "não se pode pensar em desenvolvimento, sem pensar em políticas públicas para a criança", concluiu. O vice-presidente da FAMURS afirmou, ainda, que as políticas já repercutiram numa redução de 50% na mortalidade infantil de Cruz Alta.

Também foram homenageados os prefeitos de Caxias do Sul, José Ivo Sartori; Marau, Vilmar Zanchin (ex-presidente da FAMURS); Nova Petrópolis, Luiz Irineu Schenkel; Pelotas, Adolfo Fetter Júnior; Porto Alegre, José Fortunati; São Leopoldo, Ary Vanazzi (futuro presidente da FAMURS); e Sapiranga, Nelson Spolaor.

Criado em 1996, o programa Prefeito Amigo da Criança é uma realização da Fundação Abrinq. A instituição não possui fins lucrativos e surgiu com o objetivo de estimular a implementação de ações que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Assessoria de Comunicação Social

Redação: Maurício K. Tomedi

3230.3150 / 3230.3100 ramal 282

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 02/07/2012