Um estudo elaborado pela FAMURS, em parceria com a Afubra/RS (Associação dos Fumicultores do Brasil), apresentou a importância da produção de tabaco para os municípios gaúchos.

Um estudo elaborado pela FAMURS, em parceria com a Afubra/RS (Associação dos Fumicultores do Brasil), apresentou a importância da produção de tabaco para os municípios gaúchos. De acordo com o relatório, o cultivo deve representar uma receita de R$ 65,3 milhões em retorno de ICMS aos 289 municípios produtores do Estado. A pesquisa levou em consideração os dados da safra de 2010 para estimar a expectativa de receita para este ano.

A produção de tabaco constitui a base da economia para muitas cidades, sobretudo Herveiras, Vale do Sol e Lagoa Bonita do Sul, onde a participação do produto representa, respectivamente, 67,19%, 62,67% e 54,68% do montante do tributo que retorna ao município. De acordo com o presidente da Afubra/RS, Benício Werner, "além de gerar emprego e renda aos produtores, o tabaco também evita o êxodo rural".

Werner destaca ainda que a Afubra recomenda a alternância de culturas nos municípios, que ainda contam com a produção de leite, suínos e cereais. Nos últimos anos, caiu em 48 mil o número de hectares para produção de tabaco no Estado. Do total produzido, 87% é destinado para exportação, segundo o presidente da Afubra.

Assessoria de Comunicação Social

Redação: Maurício K. Tomedi

3230.3150 / 3230.3100 ramal 282

[email protected]

Informações da notícia

Data de publicação: 29/06/2012