O município de Monte Belo do Sul sediou, nesta sexta-feira (29/06), mais um encontro do Famurs pelo Rio Grande, conduzido pelo presidente da entidade e prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira.

O município de Monte Belo do Sul sediou, nesta sexta-feira (29/06), mais um encontro do Famurs pelo Rio Grande, conduzido pelo presidente da entidade e prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira. O evento que tem o patrocínio do Banrisul, previsto no calendário de interiorização em 2018, reuniu os prefeitos que integram a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e outras lideranças regionais, no auditório da Unidade Básica de Saúde. Na oportunidade o presidente Salmo expôs as iniciativas voltadas à defesa do municipalismo e a luta por mais autonomia administrativa, para possibilitar às prefeituras condições efetivas de oferecerem serviços públicos de qualidade a todos os cidadãos. “Precisamos avançar em relação à divisão de recursos orçamentários. No cenário atual, infelizmente, os municípios ficam com 18%, a menor parte do bolo tributário, enquanto a União fica com 57% e os estados com 25%”, reiterou.  Durante o encontro foram acolhidas, ainda, as demandas apresentadas pela Amesne, presidida pelo prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli.

2º Prêmio Boas Práticas da Famurs

Na oportunidade, foi realizada  a divulgação da 2ª edição do Prêmio Boas Práticas da Famurs, que tem o patrocínio do Banrisul. A honraria será entregue a prefeituras que tenham desenvolvido práticas bem-sucedidas em nove áreas: agricultura, assistência social, comunicação social, cultura, educação, finanças, meio ambiente, saúde e trânsito. A edição deste ano recebeu inscrições de 191 iniciativas de gestão pública, contemplando 129 municípios gaúchos. A divulgação dos vencedores ocorrerá durante o 38º Congresso de Municípios, que será realizado nos dias 4 e 5 de julho.

Informações da notícia

Data de publicação: 29/06/2018