O presidente da Famurs e prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, coordenou, nesta manhã (11/05), em Venâncio Aires, mais um Famurs pelo Rio Grande , com o patrocínio do Banrisul.

O presidente da Famurs e prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, coordenou, nesta manhã (11/05), em Venâncio Aires, mais um Famurs pelo Rio Grande , com o patrocínio do Banrisul. Durante o evento, realizado no Parque do Chimarrão, o presidente Salmo conversou com as lideranças da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) , presidida pelo prefeito do município de Vale do Sol, Maiquel Evandro Laureano Silva.  A cada interiorização, o presidente apresenta as principais iniciativas voltadas à defesa do municipalismo junto ao Congresso Nacional e ao Governo do Estado. “Nós temos o compromisso de atender as pessoas que vivem nas nossas cidades, que não encontram o presidente da República e nem o governador do Estado para reivindicar os seus direitos, mas encontram os prefeitos, e cobram deles, as suas demandas. No entanto, os gestores enfrentam uma dificuldade financeira muito grande em virtude da divisão do bolo tributário, onde os municípios ficam apenas com 19% do que é arrecadado de impostos e o restante é retido pelo Governo Federal e Estadual. Precisamos ter mais autonomia financeira para defender os nossos munícipes”, afirmou o dirigente. Em seguida o presidente Salmo apresentou aos gestores, as principais iniciativas voltadas à defesa do municipalismo junto ao Governo do Estado e a União, dando destaque às questões da Saúde, Educação, Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, Consulta Popular, Encontro de Contas com o Governo do Estado, Assistência Social, Agricultura e Pecuária.

O Prefeito de Venâncio Aires Giovane Wickert, anfitrião da interiorização, comemorou estar recebendo a 13ª Edição do Famurs Pelo Rio Grande no dia em que o município comemora os 127 anos de emancipação Político e Administrativa. “É um momento de união para debater as demandas dos municípios da região do Vale do Rio Pardo e juntos encontrar alternativas para solucionar os problemas que temos em comum”, destacou.

O Presidente da Associação de Municípios do Vale do Rio Pardo, Maiquel Evandro Laureano Silva, explanou que a interiorização da Famurs é um momento muito importante para unir e consolidar as ideias que existem nos mais diversos municípios do Estado. “Nossas pautas e demandas só tendem a somar em prol da sociedade”, enfatizou Silva. Ele sugeriu ainda que os prefeitos utilizem os meios de comunicação existentes em seus municípios para divulgar o trabalho e a dificuldade que passam os gestores municipais. “Precisamos mostrar que somos políticos honestos e trabalhadores, diferentemente daqueles que a grande mídia retrata diariamente, afirmou.

Durante o encontro os lideres municipalistas, entregaram algumas demandas para serem abraçadas e defendidas pela Famurs. O Prefeito Artigas Teixeira da Silveira, do município de Encruzilhada do Sul, solicitou apoio da entidade para que seja incluída uma emenda na MP 828, dando rebate de 80% aos agricultores que contrataram o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no período da seca 2017/2018. Segundo o gestor essa inclusão irá viabilizar as culturas de arroz, fumo, milho e subsistência. A Associação de Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) solicitou apoio da Federação na luta pela duplicação da BR 290, ligando Eldorado do Sul a Pantano Grande.

O Famurs pelo Rio Grande está visitando as 27 Associações Regionais, que contemplam os 497 municípios gaúchos, contribuindo para o estreitamento das relações institucionais, oportunizando um contato mais direto com os gestores municipais.

Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas

A primeira-dama da Famurs e de Rio dos Índios, Adriane Perin de Oliveira, que também acompanha o presidente durante as atividades da Interiorização, conduziu mais um encontro do Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas (MGMM). O evento, que é direcionado às primeiras-damas, secretárias municipais, vereadoras, vice-prefeitas e lideranças femininas da região, objetiva a elaboração de ações concretas a serem desenvolvidas em âmbito municipal, regional e estadual para promover a articulação de políticas para as mulheres e gestoras públicas.

2º Prêmio Boas Práticas da Famurs

Durante a interiorização, está sendo realizada a divulgação da 2ª edição do Prêmio Boas Práticas da Famurs. O concurso tem o objetivo de reconhecer e incentivar práticas bem-sucedidas desenvolvidas por prefeituras em 9 áreas: agricultura, assistência social, comunicação social, cultura, educação, finanças, meio ambiente, saúde e trânsito. O Prêmio Boas Práticas tem o patrocínio do Banrisul.

As inscrições são gratuitas e realizadas por meio de formulário de inscrição até o dia 11 de junho 2018. Os projetos podem ser enviados pelo email[email protected], correios ou entregues pessoalmente na sede da Famurs.

Texto e fotos: Manuel Gaboardi

Informações da notícia

Data de publicação: 11/05/2018