O Famurs pelo Rio Grande chegou, na tarde desta sexta-feira (4/5), ao município de Vila Maria, reunindo os gestores municipais que integram a Associação de Municípios do Planalto (Ampla).

O Famurs pelo Rio Grande chegou, na tarde desta sexta-feira (4/5), ao município de Vila Maria, reunindo os gestores municipais que integram a Associação de Municípios do Planalto (Ampla). O evento, que tem o patrocínio do Banrisul, foi realizado no Auditório Municipal Félix Rocco Christan. Na abertura, o presidente da Famurs e prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, ressaltou a missão da entidade, que é defender os interesses dos municípios, onde vivem as pessoas. “Quando alguém da nossa comunidade precisa de alguma ajuda, seja ela na área da saúde ou de infraestrutura por exemplo, é na casa do prefeito que elas batem, e não na casa do governador do Estado ou do presidente da República. Por isso, estamos defendendo a Reforma Tributária, dando aos municípios mais autonomia financeira”, enfatizou.

O presidente Salmo apresentou ainda aos gestores as principais iniciativas voltadas à defesa do municipalismo junto ao Governo do Estado e a União, dando destaque às questões da Saúde, Educação, Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, Consulta Popular, Encontro de Contas, Assistência Social, Agricultura e Pecuária. Já o presidente da Ampla e prefeito de Vila Maria, Maico Serafini Betto, avaliou o evento como de grande importância. “O encontro foi muito produtivo, isso porque aproxima os municípios das pautas que estão sendo defendidas pela Famurs”, disse Betto.

Na ocasião, o vice-prefeito de Casca, Leandro Simonetto, entregou documento solicitando o apoio da Famurs no sentido de manifestar à Bancada Gaúcha, em Brasília, a necessidade de urgência na aprovação do Projeto de Lei 1.503/2015, que se encontra para apreciação conclusiva pelas comissões na Câmara dos Deputados. O referido PL prevê a redução para zero das alíquotas da Contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidentes na importação e na venda no mercado interno de rações e suplementos para alimentação bovina. O ofício salienta que a medida beneficiará esta importante cadeia produtiva do setor primário.

O Famurs pelo Rio Grande , está visitando as 27 Associações Regionais, que contemplam os 497 municípios gaúchos, contribuindo para o estreitamento das relações institucionais, oportunizando um contato mais direto com os gestores municipais. Conforme o calendário de interiorização, o município de Venâncio Aires estará sediando o evento no próximo dia 11

Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas

A primeira-dama da Famurs e de Rio dos Índios, Adriane Perin de Oliveira, que também acompanha o presidente durante as atividades da Interiorização, conduziu mais um encontro do Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas (MGMM). O evento, que é direcionado às primeiras-damas, secretárias municipais, vereadoras, vice-prefeitas e lideranças femininas da região, objetiva a elaboração de ações concretas a serem desenvolvidas em âmbito municipal, regional e estadual para promover a articulação de políticas para as mulheres e gestoras públicas.

2º Prêmio Boas Práticas da Famurs

Durante a interiorização, está sendo realizada a divulgação da 2ª edição do Prêmio Boas Práticas da Famurs, que tem o patrocínio do Banrisul. As inscrições poderão ser feitas até 30 de maio de 2018. A honraria será entregue a prefeituras que tenham desenvolvido práticas bem-sucedidas em nove áreas: agricultura, assistência social, comunicação social, cultura, educação, finanças, meio ambiente, saúde e trânsito. As administrações municipais podem inscrever projetos que tenham sido desenvolvidos entre 1 de janeiro de 2017 e 28 de fevereiro de 2018. A divulgação dos vencedores ocorrerá durante o 38º Congresso de Municípios, que será realizado nos dias 4 e 5 de julho.

Texto e fotos: Manuel Gaboardi

Informações da notícia

Data de publicação: 04/05/2018