“As nossas cidades enfrentam uma grande dificuldade financeira, reflexo da divisão do bolo tributário onde apenas 18% de tudo que se arrecada em impostos fica no município, enquanto que os outros 25% e 57% ficam retidos pelo Estado e pela União, respec...

“As nossas cidades enfrentam uma grande dificuldade financeira, reflexo da divisão do bolo tributário onde apenas 18% de tudo que se arrecada em impostos fica no município, enquanto que os outros 25% e 57% ficam retidos pelo Estado e pela União, respectivamente”. Com esta afirmação, o presidente da Famurs e prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, abriu o encontro Famurs pelo Rio Grande , realizado na tarde desta quinta-feira (3/5), em São Francisco de Paula. Desta vez, o evento teve como público alvo os prefeitos da Associação dos Municípios de Turismo da Serra (Amserra), presidida pelo prefeito de São Francisco de Paula, Marcos André Aguzzolli.

O presidente Salmo apresentou aos prefeitos que integram a Amserra as iniciativas voltadas à defesa do municipalismo junto ao Governo do Estado e a União, dando destaque às questões da Saúde, Educação, Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, Consulta Popular, Encontro de Contas e Assistência Social. De acordo com o presidente da Amserra, a interiorização da Famurs aproxima os gestores da entidade. “Acabamos visitando a sede da Federação apenas duas ou três vezes por ano”, afirmou o prefeito Aguzzolli.

O Famurs pelo Rio Grande , com o patrocínio do Banrisul, prossegue nesta sexta-feira (4/5), quando chega ao município de Vila Maria, para conversar com os prefeitos que integram a Associação de Municípios do Planalto (Ampla), presidida pelo prefeito de Vila Maria, Maico Serafini Betto. O evento ocorrerá às 15h, no Auditório Municipal Félix Rocco Christan. A interiorização irá abranger as 27 Associações Regionais, que contemplam os 497 municípios gaúchos, contribuindo para o estreitamento das relações institucionais, oportunizando um contato mais direto com os gestores municipais.

Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas

A primeira-dama da Famurs e de Rio dos Índios, Adriane Perin de Oliveira, que também acompanha o presidente durante as atividades da Interiorização, conduziu mais um encontro do Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas (MGMM). O evento, que é direcionado às primeiras-damas, secretárias municipais, vereadoras, vice-prefeitas e lideranças femininas da região, objetiva a elaboração de ações concretas a serem desenvolvidas em âmbito municipal, regional e estadual para promover a articulação de políticas para as mulheres e gestoras públicas.

2º Prêmio Boas Práticas da Famurs

Durante a interiorização, está sendo realizada a divulgação da 2ª edição do Prêmio Boas Práticas da Famurs, que tem o patrocínio do Banrisul. As inscrições poderão ser feitas até 30 de maio de 2018. A honraria será entregue a prefeituras que tenham desenvolvido práticas bem-sucedidas em nove áreas: agricultura, assistência social, comunicação social, cultura, educação, finanças, meio ambiente, saúde e trânsito. As administrações municipais podem inscrever projetos que tenham sido desenvolvidos entre 1 de janeiro de 2017 e 28 de fevereiro de 2018. A divulgação dos vencedores ocorrerá durante o 38º Congresso de Municípios, que será realizado nos dias 4 e 5 de julho.

Texto e fotos: Manuel Gaboardi

Informações da notícia

Data de publicação: 03/05/2018