O processo de municipalização de escolas estaduais gaúchas foi tratado, nesta terça-feira (19/04), pelo presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, e o secretário de Estado da Educação, Ronald Krummenauer.

O processo de municipalização de escolas estaduais gaúchas foi tratado, nesta terça-feira (19/04), pelo presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, e o secretário de Estado da Educação, Ronald Krummenauer. Na reunião, ocorrida na sede da federação, Salmo salientou a importância do bom uso dos recursos públicos. “Quando qualifica a educação e o município tem interesse em assumir as escolas, apoiamos a iniciativa da municipalização, e vamos buscar auxiliar os prefeitos para esta demanda. Conduzirei este tema pessoalmente junto com o secretário”, ressaltou.

Durante o encontro, foi oficializada a formação de uma agenda permanente do Grupo de Assessoramento, organismo já instituído por lei estadual, que trata do regime de colaboração entre o Estado e os municípios. Segundo o secretário de Educação, Ronald Krummenauer, a evolução na municipalização só será possível através do debate. “Não iremos evoluir a qualidade da educação se não soubermos otimizar e bem empregar os recursos disponíveis. As ações conjuntas de municípios e Estado são fundamentais e devem ser bem embasadas por meio do diálogo”, explicou.

No dia 10 de maio, às 9h, já está agendada uma reunião do Grupo na sede da Famurs (Rua Marcílio Dias, 574, Menino Deus – Porto Alegre), conduzida pelo presidente Salmo e o secretário de Estado da Educação. A pauta vai tratar sobre a municipalização, compartilhamento de espaços físicos e transporte escolar.

Aproveitando a agenda, o presidente Salmo assinou documentações que formalizam a municipalização da Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Veloso de Linhares, de Rio dos Índios, onde é prefeito. Outros processos de municipalização estão sendo concluídos pela Seduc e serão publicados no Diário Oficial nos próximos dias.

Informações da notícia

Data de publicação: 19/04/2018