O Prêmio Gestão Escolar recebe inscrições até esta sexta-feira (15/06).

O Prêmio Gestão Escolar recebe inscrições até esta sexta-feira (15/06). A iniciativa tem o objetivo de incentivar a cultura da auto-avaliação nas escolas por meio da revisão e do aprimoramento dos seus processos de gestão escolar, além de multiplicar as boas práticas no ensino público. A inscrição deve ser feita pelosite do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), que promove o concurso. No Rio Grande do Sul, o prêmio é coordenado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e apoiado pela FAMURS por meio da área de Educação.

A premiação leva em conta cinco aspectos: pedagógico, resultados, pessoas, serviços e recursos, gestão participativa e educação infantil. A inscrição é feita mediante a apresentação de um dossiê contendo a auto-avaliação e evidências dos trabalhos realizados em 2011. Serão selecionados seis finalistas, que receberão visitas para comprovar as informações fornecidas. Cada aspecto avaliado terá uma escola considerada destaque, e a finalista (que representará o Estado na etapa nacional e ganhará uma viagem de intercâmbio aos Estados Unidos) será aquela que reunir todas essas características de forma harmônica.

A coordenadora do prêmio no Estado, a secretária de Educação de São José do Inhacorá, Adriane Waechter, destaca a função de reflexão do prêmio. “O que queremos é que as escolas reflitam o seu fazer dentro das diferentes dimensões da gestão escolar, e elaborem planos de melhorias para que possam sanar as suas fragilidades”, diz.

Em 2011, a vencedora gaúcha foi a Escola Municipal de Educação Fundamental Espírito Santo, de Horizontina. A diretora da instituição, Janete Pasini Schacht, participou de um intercâmbio em cidades americanas. O Rio Grande do Sul é o único Estado que premia a educação infantil. No ano passado, o destaque foi a Escola Municipal Paraíso da Criança, de São José do Inhacorá.

Assessoria de Comunicação Social

3230.3150 / 3230.3100 ramal 282

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 14/06/2012

Compartilhe!