O municipalismo na pauta do Senado foi abordado durante painel realizado na manhã desta sexta-feira (23/02), na Assembleia de Verão da Famurs que ocorre em Torres e reúne prefeitos de todo o Rio Grande do Sul.

O municipalismo na pauta do Senado foi abordado durante painel realizado na manhã desta sexta-feira (23/02), na Assembleia de Verão da Famurs que ocorre em Torres e reúne prefeitos de todo o Rio Grande do Sul. O tema foi explanado pelos senadores Lasier Martins e Ana Amélia Lemos.

O senador Lasier destacou que é necessário ampliar a autonomia política e financeira dos municípios. “De todo o valor arrecadado com impostos no último ano, 65,5% ficou na União. Isso representa mais de R$ 1 trilhão para o governo federal se lambuzar com tanto dinheiro, gastando mal, aumentando o cabide de empregos e se cumpliciando com a corrupção. Esse dinheiro tem que ficar nos municípios, que é onde as riquezas são geradas”, disse. Segundo o legislador, a mudança no pacto federativo que traria mais recursos para os municípios atenderem as crescentes demandas da população, deverá sair do papel na próxima legislatura. “Devemos continuar lutando pelo pacto federativo que só deve acontecer com a renovação do congresso”, concluiu.

Foto: Caroline Bicocchi

A senadora Ana Amélia Lemos disse que está a serviço da coletividade, independente de sigla partidária e destacou sua atuação no Congresso Nacional em defesa dos municípios. “Desde que assumi, já encaminhei aos municípios gaúchos emendas que totalizam R$ 120 milhões e até o fim deste mandato quero atender todas as 497 cidades”, disse. Ana Amélia reforçou seu compromisso com os municípios. “Meu municipalismo pode ser expressado não apenas na PEC defendida pela Famurs, que aumentou 1% os recursos para os municípios, apresentada pela CNM, mas em outras matérias”, reforçou.

A Assembleia de Verão da Famurs conta com os patrocínios de Caixa Econômica Federal; BRDE; Corsan e Badesul; e com o apoio do Detran/RS; da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Torres; da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Confira a programação abaixo:

23 de fevereiro de 2018 – Sexta-feira
13h15 Apresentação institucional

– GEOPIX

13h30 Painel: Assédio moral no serviço público

Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas (MGMM)

– Ana Amélia Lemos Senadora da República;

– Maria Helena Sartori primeira-dama do Estado e secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos;

– Silvana Covatti, Deputada Estadual;

– Gláucia Schumacher, Vice-Prefeita de Lajeado;

– Margarete Simon Ferretti, Prefeita de Nova Santa Rita;

– Paula Schild Mascarenhas, Prefeita de Pelotas;

– Eliani Mesacasa Trentin, Prefeita de Camargo;

– Cleni Paz Da Silva , Prefeita de Alegrete;

– Vilma Arnold –  Psicóloga;

– Eduardo Raupp – Advogado;

– Marcia Rossatto Fredi, prefeita de Fortaleza dos Valos.

Mediação: jornalista Laura Medina (Grupo Bandeirantes)

15h Painel: Visão de Futuro para o Rio Grande

Pré-candidatos ao governo do Estado

– Jairo Jorge, pré-candidato ao Governo do Estado pelo PDT;

– Miguel Rossetto, pré-candidato ao Governo do Estado pelo PT;

– Eduardo Leite, pré-candidato ao Governo do Estado pelo PSDB;

– Mateus Bandeira, Pré-candidato ao Governo do Estado pelo Partido Novo;

– Luiz Carlos Heinze, pré-candidato ao Governo do Estado pelo Progressistas;

– Antonio Weck, pré-candidato ao Governo do Estado pelos Progressistas.

Mediação: Mediação: jornalista Felipe Vieira (Grupo Record)

17h Pocket show com Neto Fagundes e Ernesto Fagundes e encerramento do evento

Informações da notícia

Data de publicação: 23/02/2018