O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes, palestrou na manhã desta sexta-feira (23/02), na Assembleia de Verão da Famurs, que está sendo realizada em Torres, no Litoral Norte do Estado.

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes, palestrou na manhã desta sexta-feira (23/02), na Assembleia de Verão da Famurs, que está sendo realizada em Torres, no Litoral Norte do Estado. Ao falar sobre “Governança Pública” para os gestores municipais que ocuparam o auditório da Associação dos Amigos da Praia de Torres (SAPT), Nardes apresentou referenciais para os municípios implantarem, focados em diversas áreas, como educação, saúde, segurança pública e infraestrutura. Conforme o ministro, a governança visa garantir o uso eficiente dos recursos públicos, evitar desvios, fraudes e corrupções, além de entregar serviços de qualidade aos cidadãos.

Nardes alertou os prefeitos para a importância da criação de um Comitê de Governança, que auxiliará no cumprimento de seus mandatos, direcionando o que é mais importante para a sociedade. “Se não se organizarem, os quatro anos irão passar e o legado para a sociedade não ficará”, ponderou. Lembrou, ainda, que as prefeituras precisam administrar a folha de pagamento e não sobram recursos para investimentos. “Nos municípios, a Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece que os gastos com pessoal não podem ser superiores a 60%, tem que ser cumprida. O prefeito que não se organizar, ficará atendendo as demandas no varejo”, frisou.

A governança, de acordo com o ministro do TCU, abrange as ações de direcionar, avaliar e monitorar. Segundo Nardes, as ferramentas para se desempenhar essas atividades, por sua vez, estão reunidas em três eixos: liderança, estratégia e controle.  Na avaliação do ministro, a governança é um dos centros fundamentais para se discutir o futuro do país. Nardes apresentou alguns dos principais passos para uma boa governança, que vão desde a escolha dos líderes da equipe com base na competência até o estabelecimento de diretrizes de transparência e responsabilização, passando por gerenciamento de riscos, mecanismos de controle interno e coordenação de ações com outras organizações.

O evento conta com os patrocínios de Caixa Econômica Federal; BRDE; Corsan e Badesul; e com o apoio do Detran/RS; da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Torres; da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Confira a programação abaixo:

11h Painel: O Municipalismo na Pauta do Senado Federal

– Ana Amélia Lemos Senadora da República;

– Lasier Martins Senador da República.

Mediação: cientista político Rodrigo Giacomet

12h Intervalo para almoço
13h15 Apresentação institucional

– GEOPIX

13h30 Painel: Assédio moral no serviço público

Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas (MGMM)

– Ana Amélia Lemos Senadora da República;

– Maria Helena Sartori primeira-dama do Estado e secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos;

– Silvana Covatti, Deputada Estadual;

– Gláucia Schumacher, Vice-Prefeita de Lajeado;

– Margarete Simon Ferretti, Prefeita de Nova Santa Rita;

– Paula Schild Mascarenhas, Prefeita de Pelotas;

– Eliani Mesacasa Trentin, Prefeita de Camargo;

– Cleni Paz Da Silva , Prefeita de Alegrete;

– Vilma Arnold –  Psicóloga;

– Eduardo Raupp – Advogado;

– Marcia Rossatto Fredi, prefeita de Fortaleza dos Valos.

Mediação: jornalista Laura Medina (Grupo Bandeirantes)

15h Painel: Visão de Futuro para o Rio Grande

Pré-candidatos ao governo do Estado

– Jairo Jorge, pré-candidato ao Governo do Estado pelo PDT;

– Miguel Rossetto, pré-candidato ao Governo do Estado pelo PT;

– Eduardo Leite, pré-candidato ao Governo do Estado pelo PSDB;

– Mateus Bandeira, Pré-candidato ao Governo do Estado pelo Partido Novo;

– Delegado Ranolfo Vieira Júnior, pré-candidato ao Governo do Estado pelo PTB;

– Luiz Carlos Heinze, pré-candidato ao Governo do Estado pelo Progressistas;

– Antonio Weck, pré-candidato ao Governo do Estado pelos Progressistas.

Mediação: Mediação: jornalista Felipe Vieira (Grupo Record)

17h Pocket show com Neto Fagundes e Ernesto Fagundes e encerramento do evento

Informações da notícia

Data de publicação: 23/02/2018