Brasília – Boa parte dos cerca de 200 prefeitos do Rio Grande do Sul que participam da Marcha a Brasília estiveram reunidos nesta quarta-feira (16/5) com deputados e senadores da bancada gaúcha na Capital Federal, coordenada pelo deputado federal Renat...

Brasília – Boa parte dos cerca de 200 prefeitos do Rio Grande do Sul que participam da Marcha a Brasília estiveram reunidos nesta quarta-feira (16/5) com deputados e senadores da bancada gaúcha na Capital Federal, coordenada pelo deputado federal Renato Molling. Os gestores vestiam jalecos com palavras de ordem da mobilização: “O Brasil quer royalties para todos”.

– Saímos desta marcha com uma posição cada vez mais forte sobre os royalties do pré-sal. Não é possível que dois Estados sejam mais fortes que o todo o resto do Brasil – destacou o presidente da FAMURS, Mariovane Weis, ao reforçar defesa pela distribuição igualitária do recurso.

Ex-presidente da Federação e ferrenho defensor da divisão dos royalties, o deputado federal Alceu Moreira prometeu fazer tudo o que estiver ao seu alcance para acelerar a votação do pré-sal.

O encontro contou também com a participação dos parlamentares Manuela d’Ávila, Elvino Bohn Gass, Luiz Noé, Ronaldo Zülke, Giovani Cherini, Jose Luiz Stédile, Darcísio Perondi, Henrique Fontana, Osmar Terra, Dionilso Marcon, Paulo Pimenta, Vieira da Cunha, Vilson Covatti, Nelson Marchezan Jr., Assis Melo e Luis Carlos Heinze.

Pacto Federativo

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, defendeu a necessidade renovar a relação entre os entes federados ao destacar as penas que os prefeitos estão sujeitos caso não se concretizem os repasses dos restos a pagar.

Ao abordar o mesmo tema, a senadora Ana Amélia Lemos garantiu que “a marcha inspirou o Senado a contribuir com o pacto federativo”. Ela parabenizou o envolvimento dos prefeitos gaúchos com a causa municipalista.

Já o prefeito de Boqueirão do Leão, João Davi Goergen, destacou que o cumprimento do pacto federativo está diretamente ligado à independência dos municípios a respeito da gerência sobre seus projetos.

Assessoria de Comunicação Social

3230.3150 / 3230.3100 ramal 252

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 17/05/2012