A FAMURS vai lançar, na próxima segunda-feira, dia 14 de maio, em parceria com a América Latina Logística (ALL), o projeto de logística de exportação batizado Corredor do Mercosul.

A FAMURS vai lançar, na próxima segunda-feira, dia 14 de maio, em parceria com a América Latina Logística (ALL), o projeto de logística de exportação batizado Corredor do Mercosul. O lançamento ocorre durante evento intitulado "As Propostas do Corredor do Mercosul", que acontece a partir das 9h, no auditório da Federação, e conta com o apoio da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Investimento (AGDI) do governo do Estado, da Assembleia Legislativa, da Fiergs (Federação das Indústrias do RS) e da Uvergs (União dos Vereadores do RS).

Originada a partir da demanda de municípios das regiões das Missões e da Fronteira Oeste, a proposta visa estabelecer uma alternativa de transporte para o escoamento da safra agrícola de países do Mercosul. Através do Corredor do Mercosul, 25 milhões de toneladas de soja produzidas pelo Paraguai, Bolívia, Brasil e Argentina poderão atravessar o Estado, antes de chegar ao Superporto de Rio Grande, de onde os grãos são exportados.

O projeto representa um incremento considerável na arrecadação dos municípios gaúchos, tendo em vista que o transporte, até então, vem sendo feito por via rodoviárias do Paraná. Além de representar uma economia aos exportadores, o Corredor do Mercosul vai proporcionar a geração de empregos e renda. Eixo fundamental do projeto, a malha ferroviária entre São Luiz Gonzaga e Rio Grande já está concluída, necessitando apenas de pequenos reparos.

Desde dezembro de 2011, a ALL – empresa detentora da concessão das ferrovias gaúchas – firmou acordo com a FAMURS para viabilização do projeto. Durante a Assembleia de Verão da FAMURS em Tramandaí, a proposta foi apresentada ao governador do Estado, Tarso Genro.

Confira a programação do evento:

PROGRAMAÇÃO

8h – Credenciamento

9h – Abertura oficial: Solenidade aluvisa ao projeto Corredor do Mercosul

10h – “Propostas do Corredor do Mercosul”, João Manoel Bicca

10h30 – “Arrecadação: os aspectos positivos e negativos do ICMS e ISSQN na visão do Corredor do Mercosul”, tributarista e economista

11h – “A ponte da integração”, município de São Borja e Mercovia

12h – Almoço por adesão

13h30 – “As oportunidades e a importância da linguagem nos negócios”, Faculdades QI

14h – “Seu potencial (Cesa)”, município de São Luiz Gonzaga e diretor da Cesa

14h30 – “O Superporto e seu potencial”, município de Rio Grande e diretor do Superporto

15h – “O modal ferroviário e o Corredor do Mercosul”, América Latina Logística (ALL)

15h30 – “Desenvolvimento do Estado e o Corredor do Mercosul”, Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Investimento (Agdi).

Assessoria de Comunicação Social

Redação: Maurício K. Tomedi

3230.3150 / 3230.3100 ramal 252

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 11/05/2012