O presidente da FAMURS, Mariovane Weis, renovou discurso sobre a importância do governo estadual investir pelo menos 12% do seu orçamento na área de saúde, conforme exigência da Lei Complementar 141.

O presidente da FAMURS, Mariovane Weis, renovou discurso sobre a importância do governo estadual investir pelo menos 12% do seu orçamento na área de saúde, conforme exigência da Lei Complementar 141. A manifestação aconteceu nesta quarta-feira (2/5), durante o Encontro Estadual do Sistema Nacional de Auditoria, que ocorre no auditório da entidade. O evento é promovido pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, do Ministério da Saúde.

Weis argumentou que "desde 2004, os municípios gaúchos investem na saúde acima de 15% das suas receitas, mas há entes federados que ainda não cumprem esta determinação". Por outro lado, o secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, Ciro Simoni, reconheceu a importância do investimento e justificou que o Estado aumentou, nos últimos dois anos, em 50% o montante de recursos investidos no setor. Segundo Simoni, em 2010, foi gasto R$ 1 bilhão em saúde, enquanto para este ano está previsto o investimento de R$ 1,5 bilhão.

Sistema Nacional de Auditoria

Com relação à fiscalização da gestão dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Luiz Odorico Monteiro de Andrade, destacou que "este é o momento de fortalecer o sistema de controle e fiscalização dos municípios para melhorar o atendimento aos pacientes".

Também participaram do encontro o vice-presidente da FAMURS e prefeito de Cruz Alta, Vilson Roberto dos Santos, o presidente da Associação dos Secretários Municipais de Saúde do RS (Assedisa), Arilson da Silva Cardoso, o chefe do Departamento de Auditoria do SUS no RS, Stênio Dias Pinto Rodrigues, e a chefe de auditoria da Secretaria de Saúde do RS, Geila Radunz.

Assessoria de Comunicação Social

Redação: Maurício K. Tomedi

3230.3150 / 3230.3100 ramal 252

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 02/05/2012