Foram conhecidos, no final da tarde desta quinta-feira (7/7), os vencedores do 1º Prêmio Boas Práticas.

Foram conhecidos, no final da tarde desta quinta-feira (7/7), os vencedores do 1º Prêmio Boas Práticas. Ao todo, 202 projetos, de 117 prefeituras, disputaram o primeiro lugar em 11 categorias. São elas: agricultura, assistência social, cultura, comunicação social, educação, finanças, meio ambiente, políticas para mulheres, saúde, trânsito e turismo. A solenidade marcou o encerramento do 36º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul.

Com o projeto Jovem Rural, o município de Vista Gaúcha venceu na categoria agricultura. Fagundes Varela ficou em segundo lugar com o projeto Impulsão Agropecuária, e Lajeado em terceiro com a proposta Educação Sanitária. Pelo trabalho desenvolvido com o Grupo de Canto da Terceira Idade, São Pedro do Butiá foi o grande campeão na área de Assistência Social. Camaquã e Ivorá também foram homenageados com a ação Parangolês e com o projeto “Segurança e Soberania Alimentar, Saúde Mental e Fortalecimento de Vínculos Familiares”, respectivamente.

Na área de Comunicação Social, o primeiro lugar ficou com o município de Esteio pela criação da rede Gabi Net. Os municípios de São Sepé e São Luiz Gonzaga também saíram vitoriosos com o “Software de inovação na gestão de documentos” e o aplicativo Cidadão Mobile, respectivamente. Na categoria políticas para mulheres, o grande destaque foi o município de Antônio Prado.

Campo Bom ficou em primeiro lugar na categoria cultura com projeto Artpet. Os municípios de Novo Hamburgo e de Boa Vista do Buricá ficaram em segundo e terceiro lugar com os projetos Samba de Escola e Primavera da Arte. Com projeto Cidadão de Talentos, Gravataí levou o prêmio na área de educação. Ainda foram homenageadas as cidades de Porto Alegre e Vacaria pelas iniciativas Baú de Histórias e Sustentabilidade no Campo.

A prefeitura de Guaíba foi a grande vitoriosa na categoria finanças com o projeto “Alvará eletrônico na terra de oportunidades”. Também foram agraciados nessa categoria os projetos “Incremento na arrecadação municipal” de Santa Maria e Educação fiscal em Alto Feliz. No Meio Ambiente, Vera Cruz levou o prêmio pelo projeto Protetor das Águas. Tapejara e Vacaria ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, com as ações “Estacação de tratamento de esgoto doméstico” e “De olho o óleo”.

Na saúde, Farroupilha foi a cidade vitoriosa com o projeto Farmácia Solidária. Fagundes Varela com o projeto “Alimente sua saúde com qualidade de vida” e Pelotas com a Rede Bem Cuidar completaram o pódio. O município de Progresso conquistou o prêmio na categoria Turismo com a ação “Caminho das cascatas”. Os projetos “Revitalização do centro histórico” e “Rotas das esculturas” renderam a Garibaldi e Nova Palma o segundo e o terceiro lugar respectivamente.

Na categoria trânsito, Porto Alegre foi a grande vencedora com o projeto “Conviver para viver melhor”. O projeto “Aceguá educando para um trânsito melhor” levou o segundo lugar e o projeto “O que você pode pensar e fazer para melhorar o trânsito”, de Garibaldi, o terceiro. A prefeitura da Capital ganhou ainda o destaque especial pelo Serviço de Abordagem Social.

Os três primeiros colocados de cada segmento foram premiados com uma placa e o selo de boas práticas. O vencedor de cada categoria recebeu um troféu de bronze. Para a avaliação, foram considerados critérios como inovação, criatividade, replicabilidade, sustentabilidade, perenidade e impacto social. O objetivo do prêmio é estimular o intercâmbio e a troca de experiência nos municípios gaúchos, respeitando a diversidade local. A iniciativa contou com o patrocínio do Banrisul.

Vencedores do 1º Prêmio Boas Práticas

AGRICULTURA

Município

Projeto

Vista Gaúcha

Jovem Rural

Fagundes Varela

Impulsão Agropecuária

Lajeado

Educação Sanitária – Diga SIM à qualidade: só consuma produtos fiscalizados

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Município

Projeto

São Pedro do Butiá

Grupo de Canto da Terceira Idade – Singen Bringt Freude (Cantar traz felicidade)

Camaquã

Parangôles – Consciência e Ação para uma Cultura de Paz

Ivorá

Segurança e Soberania Alimentar, Saúde Mental e Fortalecimento dos Vínculos Familiares

COMUNICAÇÃO SOCIAL

Município

Projeto

Esteio

Gabi Net: Ouvidoria e Comunicação em Rede

São Sepé

Software de Inovação na Gestão de Documentos e Impacto Positivo na Eficiência dos Processos Internos

São Luiz Gonzaga

Cidadão Mobile: unindo a tecnologia com a prestação de serviços à comunidade

CULTURA

Município

Projeto

Campo Bom

Artpet

Novo Hamburgo

Samba de Escola

Boa Vista do Buricá

Primavera de Arte

EDUCAÇÃO

Município

Projeto

Gravataí

Cidadão de Talentos – Trabalho Educativo

Porto Alegre

Baú de Histórias

Vacaria

Sustentabilidade no Campo

FAZENDA

Município

Projeto

Guaíba

Alvará Eletrônico na Terra de Oportunidades Agora com Facilidades

Santa Maria

Incremento de Arrecadação Municipal – SCPC e Cartório

Alto Feliz

Educação Fiscal em Alto Feliz

MEIO AMBIENTE

Município

Projeto

Vera Cruz

Protetor das Águas

Tapejara

Estação de Tratamento de Esgoto Doméstico

Vacaria

De Olho o Óleo

POLÍTICAS PARA AS MULHERES

Município

Projeto

Antônio Prado

Coordenadoria da Mulher – Políticas para as mulheres de Antônio Prado

SAÚDE

Município

Projeto

Farroupilha

Farmácia Solidária

Fagundes Varela

Alimente Sua Saúde com Qualidade de Vida

Pelotas

Rede Bem Cuidar

TRÂNSITO

Município

Projeto

Porto Alegre

Conviver para viver melhor

Aceguá

Aceguá educando para um trânsito melhor

Garibaldi

O que você pode pensar e fazer para melhorar o trânsito?

TURISMO

Município

Projeto

Progresso

Caminho das Cascatas

Garibaldi

Revitalização do Centro Histórico

Nova Palma

Rotas das Esculturas: um caminho para contemplar

DESTAQUE ESPECIAL

Município

Projeto

Porto Alegre

Serviços de Abordagem Social – Ação Rua

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

Foram conhecidos no dia 7 de julho de 2016, os vencedores do 1º Prêmio Boas Práticas. Ao todo, 202 projetos, de 117 prefeituras, disputaram o primeiro lugar em 11 categorias. São elas: agricultura, assistência social, cultura, comunicação social, educação, finanças, meio ambiente, políticas para mulheres, saúde, trânsito e turismo. A solenidade marcou o encerramento do 36º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul.

Informações da notícia

Data de publicação: 07/07/2016