O prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto, assume, nesta quinta-feira (7/7), o cargo de presidente da Famurs na gestão 2016/2017.

O prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto, assume, nesta quinta-feira (7/7), o cargo de presidente da Famurs na gestão 2016/2017. A solenidade de posse da nova diretoria será realizada a partir das 16h, no centro de eventos do hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 509), em Porto Alegre. A cerimônia integra a programação do 36º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, que acontece entre os dias 6 e 7 de julho. Luciano substituirá o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, no comando da entidade.

O prefeito de Arroio do Sal promete dar continuidade às pautas da entidade. Entre as suas principais bandeiras à frente da entidade estão a manutenção do Programa Mais Médicos, a união entre as instituições para sair da crise, a defesa de um respeito maior aos gestores públicos municipais e a cobrança de agilidade na reforma do Pacto Federativo.

A eleição de Luciano foi confirmada no dia 24 de maio com os votos de 150 prefeitos que participaram da escolha da nova diretoria. Inicialmente, ela havia sido indicado pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) para concorrer à presidência da Federação. A decisão foi tomada após disputa interna da agremiação com o prefeito de São João da Urtiga, Paparico Bacchi.

A indicação obedece a um acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos no Estado. Estabelecido em 2005, o acerto determinou o rodízio de legendas na direção da entidade. Partido com o quarto maior número de prefeitos eleitos em 2012, o PDT obteve o direito de indicar o sucessor de Luiz Carlos Folador (PT), que assumiu a entidade em 2015. Em 2014, o PMDB definiu o nome de Seger Menegaz para o comando da Federação. Valdir Andres (PP) foi o escolhido do PP em 2013.

Perfil

Luciano Pinto da Silva, 52 anos, é prefeito reeleito de Arroio do Sal. Filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) desde 2006, foi presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) em duas oportunidades: 2012 e 2013. Por dois mandatos, exerceu o cargo de vereador na Câmara Municipal de Arroio do Sal, a qual presidiu nos anos de 1997 e 1999.

Durante 13 anos, atuou na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul como assessor parlamentar dos então deputados Algir Lorenzon e José Ivo Sartori. Natural de Fontoura Xavier, possui 34 anos de militância política. Ingressou na vida pública em 1982 quando o irmão, José Carlos Pinto, foi candidato a prefeito na cidade onde nasceu.

Filho de pequenos agricultores, Luciano trabalha desde os 14 anos de idade. Atualmente, cursa graduação em gestão pública no Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi). É casado com Gilseia Oliveira da Silva, com quem teve dois filhos: João Guilherme, de 20 anos, e Luciana, 12.

União entre as instituições

O presidente eleito afirma que a Famurs tem um papel importante no atual cenário de crise política e econômica. “Não temos que buscar culpados, temos que cumprir com a nossa responsabilidade. Diante da crise que estamos vivendo, é importante que haja uma união entre as entidades para a busca de uma saída”, garante. Segundo ele, a Federação dos Municípios deve contribuir para um entendimento entre instituições como governo do Estado, Assembleia Legislativa, Poder Judiciário e demais entidade. “Precisamos deixar de lado as questões ideológicas. A Famurs tem capacidade para dar exemplos e propor soluções. Temos que dar o primeiro passo para sair dessa crise o mais breve possível”, defende.

Respeito aos gestores municipais

Luciano Pinto garante que irá lutar para que haja maior respeito aos gestores municipais. O prefeito de Arroio do Sal pretende estabelecer durante seu mandato à frente da entidade uma relação mais próxima e afinada com os Órgãos de fiscalização para proteger os bons gestores. “Os prefeitos estão comprometendo seu patrimônio pessoal”, critica. Conforme ele, a maior parte dos apontamentos do Tribunal de Contas aos prefeitos são feitos por equívocos formais e falhas administrativas. “Não é possível continuar desse jeito, está impraticável. É necessário mudar essa realidade sob pena de que logo ali na frente se torna irreversível”, alerta.

Novo Pacto Federativo

O prefeito de Arroio do Sal garante sequência na pauta em defesa do novo Pacto Federativo, mas cobra agilidade nessa reforma. Segundo ele, o discurso de posse do presidente interino da República, Michel Temer, “é um sopro de esperança” para os municípios. “Agora precisamos sair do discurso e partir para a prática. De que forma será feito? Em quanto tempo?”, questiona. Segundo Luciano, o movimento municipalista deve reforçar sua batalha por uma distribuição mais justa dos recursos. “Não podemos recuar. Hoje, os municípios já não têm mais como se manter com os recursos que recebem”, critica. Luciano traça um paralelo entre a crise dos municípios e a do Estado do Rio Grande do Sul. “Imagina a angústia do governador em ter que atrasar salários. Os gestores municipais estão passando pela mesma situação”, lamenta.

Diretoria 2016/2017

Presidente – Luciano Pinto (PDT) – Arroio do Sal

1º Vice-Presidente – Marcelo Luiz Schreinert (PP) – São Jerônimo

2º Vice-Presidente – Aícaro Umberto Ferrari (PMDB) – Nova Araçá

3º Vice-Presidente – Gilmar Rinaldi (PT) – Esteio

1º Secretário – Carlos Ziulkoski (PTB) – Mariana Pimentel

2º Secretário – Valdir Bonatto (PSDB) – Viamão

1º Tesoureiro – Vicente Pires (PSB) – Cachoeirinha

2º Tesoureiro – Rui Valdir Otto Brizolara (DEM) – Morro Redondo

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

xxx

Informações da notícia

Data de publicação: 05/07/2016