O presidente da Famurs, Luiz Carlos Folador, participou da assinatura de um protocolo de intenções para a criação da Associação Fundo Hidrovias RS, que será uma sociedade civil, sem fins lucrativos.

O presidente da Famurs, Luiz Carlos Folador, participou da assinatura de um protocolo de intenções para a criação da Associação Fundo Hidrovias RS, que será uma sociedade civil, sem fins lucrativos. O ato foi realizado, nesta segunda-feira (27/06), na sede da Farsul. Nos próximos seis meses, todas as entidades e empresas envolvidas com a iniciativa vão construir com o Estado as condições mínimas para viabilizar o projeto. “Acredito muito na forma como o trabalho tem sido realizado. O importante agora é seguir com as negociações”, defende Folador.

De acordo com o projeto, a Associação Fundo Hidrovias RS passaria a administrar os recursos da cota de contribuição hidroviária relativa à navegação no interior gaúcho, que hoje deveriam ser arrecadados junto aos terminais privados pela Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) e encaminhado ao caixa único do Estado. O objetivo é garantir que os valores sejam reinvestidos na manutenção e melhorias da infraestrutura dos canais. Entre as ações estudadas, estão a dragagem e sinalização das hidrovias, além da normatização do uso. De acordo com dados da SPH, o Rio Grande do Sul possui 930 quilômetros para a navegação interior.

Além do presidente da Famurs, participaram da assinatura do protocolo de intenções o prefeito de Rio Pardo, Fernando Schwanke, o presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, além de representantes Fecomércio, Fiergs, Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), Bianchini S.A., Braskem, Celulose Riograndense e Yara Brasil.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

O presidente da Famurs, Luiz Carlos Folador, participou da assinatura de um protocolo de intenções para a criação da Associação Fundo Hidrovias RS. O ato foi realizado, nesta segunda-feira (27/06), na sede da Farsul.

Informações da notícia

Data de publicação: 27/06/2016