O debate sobre os desafios das mulheres na construção de uma carreira profissional marcou a retomada das atividades do 1º Congresso de Mulheres na tarde desta quarta-feira (22/06).

O debate sobre os desafios das mulheres na construção de uma carreira profissional marcou a retomada das atividades do 1º Congresso de Mulheres na tarde desta quarta-feira (22/06). Promovido pela Famurs, o evento é realizado no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do RS (Praça Marechal Deodoro, 101/ 1º andar – Centro Histórico de Porto Alegre/RS). Participaram do painel a deputada estadual Manuela d’Ávila e a colunista do jornal Zero Hora Rosane de Oliveira. De acordo com a parlamentar, a decisão de ser mãe ainda é vista com preconceito em muitos ambientes profissionais. “O que a sociedade precisa fazer é um amplo debate sobre a função social da maternidade e como as mulheres são punidas por isso”, defende a deputada.

Rosane de Oliveira destacou que, por muito tempo, o jornalismo não foi uma atividade profissional muita amigável para as mulheres. “Quando entrei na profissão, a maioria dos cargos eram ocupados por homens”, lembra. Ela trabalha há 24 anos no Grupo RBS. Ao falar sobre o aumento da presença feminina em posições políticas de destaque, a jornalista falou sobre a surpresa que essas situações ainda provocam. “Quando uma mulher assume uma presidência, isso vira manchete, mas deveria ser algo natural”, avalia.

Nesta tarde, o evento contou ainda com a apresentação de boas ações de políticas públicas de empoderamento das mulheres nos municípios e um debate sobre o fortalecimento das relações entre governo e sociedade civil. Pela manhã, participaram da solenidade de abertura, entre outros, o presidente da Famurs, Luiz Carlos Folador, a presidente da Assembleia Legislativa do RS, Silvana Covatti, a secretária da Justiça e dos Direitos Humanos do RS, Maria Helena Sartori, e a prefeita de Cristal e coordenadora do GT Políticas para Mulheres Famurs, Fábia Richter.

O primeiro painel do dia foi sobre o empoderamento da mulher na política e na sociedade. Participaram a prefeita de Torres, Nilvia Pereira, a vereadora de Porto Alegre Jussara Cony e a presidente Nacional da Ação da Mulher Trabalhista e vice-presidente da Internacional Socialista de Mulheres América Latina Sul, Miguelina Vecchio.

O painel “Violência doméstica – ações de prevenção e combate” marca o início das atividades na quinta-feira (23/06). Participam do debate, a partir das 9h, promotora pública Ivana Battaglin, a ex-diretora de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania do Ministério da Educação Cláudia Pereira Dutra, o coordenador da Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher, deputado estadual Edegar Pretto, a coordenadora da Mulher de Santana do Livramento, Luciana Larruscahim, a deputada federal Maria Rosário e a presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul, Nadine Anflor. Às 14h, a vice-prefeita de Canoas, Beth Colombo, a secretária de Justiça e dos Direitos Humanos do RS, Maria Helena Sartori, a presidente da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do RS, deputada estadual Stela Farias, e Diretora do Departamento de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, Salma Valencio, participam do painel “Mulheres fazendo política para as mulheres”. Na última atividade do evento, a prefeita de Cristal e coordenadora do GT Mulheres da Famurs, Fábia Richter, e a escritora Martha Medeiros participam, a partir das 17h, de um talk show.

Confiraaquia campanha do dia da mulher da Famurs.

Programação

DIA 23 DE JUNHO – QUINTA-FEIRA

9h

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA – AÇÕES DE PREVENÇÃO E COMBATE

12h

INTERVALO

13h30

APRESENTAÇÃO CULTURAL

14h

MULHERES FAZENDO POLÍTICAS PARA AS MULHERES

16h

ASSINATURA DO PROTOCOLO DE INTENÇÕES ENTRE A FAMURS E OS(AS) PRESIDENTES DOS PARTIDOS POLÍTICOS COM O OBJETIVO INCLUÍR NOS PLANOS DE GOVERNO POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES

16h30

APROVAÇAO DA CARTA DE PROPOSIÇÕES
ADESÃO DAS PREFEITAS, VICE-PREFEITAS E MULHERES DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL AO GT POLÍTICAS PARA AS MULHERES DA FAMURS

17h

COFFEE BREAK

17h30

ENCERRAMENTO

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

O primeiro dia do 1º Congresso de Mulheres trouxe como tema o empoderamento da mulher na política e na sociedade, a autonomia da mulher e os desafios da carreira profissional e o desenvolvimento de políticas públicas. O evento aconteceu nos dias 22 e 23 de junho, no Teatro Dante Barone, da assembleia legislativa.

Informações da notícia

Data de publicação: 22/06/2016