Para celebrar seu aniversário de 40 anos, a Famurs realiza uma programação especial nesta terça-feira (24/05).

Para celebrar seu aniversário de 40 anos, a Famurs realiza uma programação especial nesta terça-feira (24/05). Reunindo diversas autoridades, a entidade inaugurou um novo auditório, homenageou seus ex-presidentes e lançou materiais especiais.

Um dos destaques da data foi a abertura do Auditório Alceu Collares. O nome do espaço, que teve sua estrutura revitalizada, homenageia o ex-governador do Estado. Enquanto estava à frente do Executivo gaúcho, ele doou o terreno onde foi construída a sede da Federação.

“É um merecido reconhecimento a essa figura marcante, que está acima dos partidos e tanto contribuiu para o municipalismo gaúcho”, disse o presidente da Famurs, Luiz Carlos Folador. “Para mim, é um momento de grande gratificação. Parabéns a todos que exercem essa generosa função de prefeito municipal”, agradeceu Collares.

Para celebrar os 40 anos, foi descerrada uma placa comemorativa, que destaca a trajetória da Federação e de todos os seus protagonistas. Os gestores que fizeram parte dessa história também foram homenageados, com a inauguração da nova galeria dos presidentes. Houve ainda o lançamento de um documentário que resgata a história da Famurs e de um jingle, interpretado por Sérgio Rojas.

União e superação dos desafios

Com a presença de representantes dos três poderes, a solenidade fez referência ao papel da gestão local na superação dos desafios econômicos. O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, apontou que “as diversas crises do país atingem em cheio especialmente o município”. “Se aumenta a nossa carga de responsabilidade, menores são os recursos – seja nos repasses estaduais, federais ou na nossa arrecadação própria”, lamentou.

Para solucionar esse impasse, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, ressaltou que é necessário repensar o modelo de distribuição de recursos no Brasil. “Enquanto não houver definição sobre o Pacto Federativo e o municipalismo não for implantado, não haverá solução. O papel da Famurs tem sido aglutinar os prefeitos em torno desse objetivo.”

O presidente Luiz Carlos Folador frisou as dificuldades que muitos prefeitos estão tendo no fechamento das contas deste ano. Por isso, destacou o trabalho de parceria que é realizado junto a órgãos de controle. “Precisamos estar ao lado do bom senso e do equilíbrio na análise das contas. É dialogando que buscaremos soluções”, disse.

Também compuseram a mesa o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), Marco Peixoto; o deputado federal Pompeo de Mattos; o subprocurador-geral do Ministério Público, Fabiano Dallazen; o deputado estadual Edegar Pretto; e o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

No dia 24 de maio, a entidade completou 40 anos. Para comemorar essa data, foram realizadas diversas ações durante o dia, dentre elas, a inauguração do auditório Alceu Colares. O nome do espaço é uma homenagem ao ex-governador do Estado. Enquanto estava à frente do Executivo gaúcho, ele doou o terreno onde foi construída a sede da Federação.

Informações da notícia

Data de publicação: 24/05/2016