Quatro municípios – Guaíba, Canoas, Gravataí e Alvorada – assinaram na tarde desta quarta-feira (18/04) o termo de adesão ao projeto Bandas Comunitárias e receberam os instrumentos para iniciar as atividades.

Quatro municípios – Guaíba, Canoas, Gravataí e Alvorada – assinaram na tarde desta quarta-feira (18/04) o termo de adesão ao projeto Bandas Comunitárias e receberam os instrumentos para iniciar as atividades. A cerimônia contou com apresentação da Banda Municipal de São Jerônimo, que emocionou os presentes no auditório da FAMURS.

O projeto é realizado pela área de Educação da Federação em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça e Direitos Humanos. O coordenador geral da FAMURS, José Horácio Gattiboni, abriu o evento ressaltando a importância da continuidade da iniciativa. “Esse é um dos grandes projetos da FAMURS, que auxilia esta e outras bandas com instrumentos adequados para o aprendizado. As Bandas Comunitárias começaram em gestões passadas e continuarão nas próximas, já que efetivamente transformam a nossa sociedade”, disse.

Também participaram do evento o secretário adjunto de Estado da Justiça e dos Direitos Humanos, Miguel Velásquez, a presidente do Conselho Estadual de Direitos da Criança do Adolescente, Márcia Herbertz, a coordenadora de Educação da FAMURS, Simara Casagrande, e o coordenador técnico do projeto Bandas Comunitárias, o maestro André Oliveira.

A vice-prefeita de Parobé, Nelsi Lazaro, contou que a Banda Marcial Comunitária Bairro Feliz é formada por moradores de um local que ficava sobre trilhos de trem. Após a urbanização, a banda foi formada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e hoje reúne 30 componentes. “A nossa é das primeiras bandas do Emancipar e está cada vez melhor”, comemorou.

O Projeto Bandas Comunitárias

O intuito de levar crianças em situação de vulnerabilidade social a uma ocupação deu início ao Projeto Bandas Comunitárias em 2010. A inclusão é feita por meio do ensino da música para estudantes da rede pública de ensino e provenientes de famílias de baixa renda. Além de desenvolver a atividade artística, disciplina, organização e cooperação, o projeto oferece a vivência do trabalho em grupo.

A iniciativa já é desenvolvido nos municípios de São Jerônimo, Lagoa Vermelha, Santo Ângelo, Candelária, Canguçu, Panambi, Santiago, Santo Antônio da Patrulha, Parobé e São Gabriel. O projeto fez parte do programa Emancipar, que abrange 75 municípios com os menores IDHs brasileiros.

A Banda de São Jerônimo

Criada em 2010, a Banda de São Jerônimo possui uma média de idade flexível: vai dos 6 aos 64 anos. Ela existe desde 2010 e seus 35 participantes tocam instrumentos de sopro, como tuba, clarinete e trompetes, além de meias-luas, pratos e bateria. Segundo o regente da banda, Maiquel Silva, “o projeto é excelente não só por ocupar o tempo ocioso das crianças, como também por proporcionar acesso a um conhecimento que elas não teriam como conseguir, e muitos podem se profissionalizar”, coloca.

O instrumentista-mirim Inácio, 7 anos, se orgulha da sua função na banda: “Toco caixa e bumbo, já estou no segundo instrumento!”. Outro participante do projeto, Hernani, 7 anos, explica que a banda mudou a forma como encara a vida. “Mudou meus interesses, principalmente no colégio, porque estou mais interessado pelos estudos”, explicou. O trombonista Gabriel, de 12 anos, falou sobre as mudanças na sua vida após entrar para a banda: “Aprendi a conviver melhor com as pessoas”.

Assessoria de Comunicação Social

Redação: Roberta Cabreira e Luzia Lindenbaum

3230.3150 / 3230.3100 ramal 252

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 18/04/2012