O presidente da Famurs, Luiz Carlos Folador, orienta os prefeitos dos 63 municípios gaúchos atingidos pela chuva a buscar orientações técnicas no Gabinete de Emergência, montado pelo governo do Estado no Palácio Piratini.

O presidente da Famurs, Luiz Carlos Folador, orienta os prefeitos dos 63 municípios gaúchos atingidos pela chuva a buscar orientações técnicas no Gabinete de Emergência, montado pelo governo do Estado no Palácio Piratini. Liderado pelo vice-governador José Paulo Cairoli, o órgão dispõe de técnico da Secretaria Nacional da Defesa Civil para auxiliar as prefeituras na elaboração dos projetos. Nesta segunda-feira (20/7), o Estado anunciou decreto coletivo de emergência.

Folador parabenizou o governador José Ivo Sartori pela iniciativa. Conforme Folador, a medida agiliza a transferência de recursos para as prefeituras auxiliarem as vítimas. “O decreto estadual substitui os decretos municipais. O Estado já havía tomado essa medida no ano passado para evitar a burocracia e acelerar a ajuda”, destaca. O anuncio aconteceu em ato no Palácio Piratini.

Uma solicitação foi encaminhada ao Ministério da Integração para o envio de 1,7 mil cestas básicas, 1,7 mil kits de higiene pessoal, 1,6 mil kits de limpeza, 2,2 mil kits dormitórios e 2,3 mil colchões. O material deverá chegar no Estado até o fim desta semana, segundo informações do Palácio Piratini. Nos últimos dias, fortes chuvas atingiram 38 mil pessoas de 63 municípios gaúchos, tendo sido necessária a remoção de 2,7 mil pessoas para ginásios e abrigos municipais, conforme dados da Defesa Civil do RS.

Confira as cidades que já decretaram situação de emergência:

Esteio, Rolante, Riozinho, Cachoeirinha, São Jerônimo, São Sebastião do Caí, Alvorada, Parobé, Portão, Barra do Guarita, Esperança do Sul, Porto Xavier, Barra do Quaraí, São Borja, Itaqui, Uruguaiana, Iraí, Pinheirinho do Vale, Cerro Grande, Montenegro, Hulha Negra, Bagé e Porto Mauá.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

Genéricas chuvas no RS_2

Informações da notícia

Data de publicação: 21/07/2015