Fora do Conselho Estadual de Cultura (CEC) desde 2011, a Famurs obteve a garantia de que voltará a ter assento no órgão a partir de 2015.

Fora do Conselho Estadual de Cultura (CEC) desde 2011, a Famurs obteve a garantia de que voltará a ter assento no órgão a partir de 2015. O anúncio foi confirmado pelo secretário de Cultura do RS, Victor Hugo, em visita à sede da Federação, no dia 12 de fevereiro. Na ocasião, o representante do governo do Estado assegurou ao coordenador-geral da entidade, Irapuan Jorge Teixeira, que atenderá ao pedido da entidade de reestruturação do CEC. “Reconhecemos a necessidade de readequarmos o CEC para um conselho de políticas culturais. A partir desse processo, a Famurs terá um espaço permanente para os gestores municipais no Conselho de Cultura”, afirmou o secretário.

Em parceria com o Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (Codic), a Famurs defende a reestruturação do CEC, pois acredita que os pequenos municípios não têm sido contemplados pelos projetos financiados pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Segundo o assessor técnico da Área de Cultura da Famurs, José Carlos Martins, a promessa de uma cadeira fixa no órgão representa uma vitória municipalista. “Ficamos muito satisfeitos com a possibilidade de ter um assento permanente no Conselho. Essa é uma luta histórica dos municípios”, comemorou.

Desde que o Conselho Estadual de Cultura foi criado, no governo de Pedro Simon, a Famurs sempre participou do órgão como convidada, chegando a ocupar até duas cadeiras. Porém, no governo Tarso Genro, a entidade foi excluída do CEC. Conforme Victor Hugo, a retomada do assento da Famurs se dará em duas etapas. Na primeira, a Federação voltará a ser convidada e utilizará uma das oito vagas do governo do Estado. Depois do processo de reestruturação, o dirigente garantiu que a entidade terá um assento permanente no órgão. “Queremos um assento permanente no Conselho, para não depender da boa vontade dos governos”, esclareceu Martins.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

Governo confirmou que municípios voltarão a ter representação no órgão estadual

Informações da notícia

Data de publicação: 13/02/2015