A 60ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre contará com um encontro para estimular a realização de eventos literários em municípios gaúchos.

A 60ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre contará com um encontro para estimular a realização de eventos literários em municípios gaúchos. Promovido pela Famurs, em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro, o15º Encontro de Promotores de Eventos Literários do RSacontece nesta quarta-feira (12/11), a partir das 13h30, na Casa do Pensamento (Av. Sepúlveda), localizada no Armazém A do Cais do Porto, no centro histórico da Capital. O objetivo do encontro é reunir promotores de feiras literárias e demais interessados para trocar de experiências. Atualmente, cerca de 130 cidades do RS realizam esse tipo de evento.

O encontro também discutirá a qualidade do conteúdo dos livros que são ofertados nas feiras. Conforme o assessor técnico da Área de Cultura da Famurs, José Carlos Martins, também é necessário debater as características das feiras do livro que estão sendo promovidas. “Discutiremos qual tipo de feira do livro queremos? Se são só para livros religiosos ou de auto-ajuda?”, pondera Martins. Em relação a grandes festivais, o técnico lembra que o livro não pode desempenhar um papel coadjuvante. “O livro e a leitura têm de ser os personagens principais da feira”, defende.

Durante a atividade, será realizada uma palestra da curadora da Festa Literária de Pirenópolis/GO (Flipiri) e da Feira do Livro de Brasília, Iris Borges. Ela irá ministrar o painel “O que faz o sucesso de umaa festa literária?”, que ocorre às 14h15, logo após a abertura do encontro. Em seguida, às 15h, acontece a palestra da coordenadora do núcleo de formação de mediadores de leitura da Câmara Rio Grandense do Livro, Ana Paula Cecato. O encontro ainda terá um painel para relato das experiências em feiras do livro nos municípios de Caxias do Sul, Nova Petrópolis e Veranópolis.

Interessados em participar do encontro podem realizar inscrição gratuita na hora e local do evento.

Confira a programação do evento

13h30 – Credenciamento dos participantes e retirada de material

14h00 – Painel de abertura

14h15 – Painel: “O que faz o sucesso de uma festa literária?”, palestra de Iris Borges, curadora da Festa Literária de Pirenópolis (Flipiri) e da Feira do Livro de Brasília

15h00 – Painel: “Os eventos literários como culminância do trabalho de formação de leitores nas escolas”, palestra de Ana Paula Cecato, coordenadora do Núcleo de Formação de Mediadores da Leitura da Câmara Rio-Grandense do Livro

15h30 – Coffee break

16h00 – Painel: Relatos de experiências

17h00 – Visita guiada pela Feira

Serviço

O que: 15º Encontro de Promotores de Eventos Literários do RS

Quando: quarta-feira (12 de novembro)

Horário: a partir das 13h30

Onde: Casa do Pensamento (Av. Sepúlveda), localizada no Armazém A do Cais do Porto – Porto Alegre, RS.

Assessoria de Comunicação Social

(51) 3230.3150 / 9330.8399 / 9330.7855

[email protected]

Genéricas Cultura

Informações da notícia

Data de publicação: 07/11/2014

Compartilhe!