As cidades históricas e culturais brasileiras terão, pela primeira vez, o apoio do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) na promoção de suas atrações no exterior.

As cidades históricas e culturais brasileiras terão, pela primeira vez, o apoio do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) na promoção de suas atrações no exterior. A estreia está marcada para setembro, em Paris, na Top Resa, a principal feira de turismo da França. Serão beneficiados 12 municípios que detém o título de Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco: São Miguel das Missões (RS), Salvador (BA), Brasília (DF), Cidade de Goiás (GO), Olinda (PE), São Luís (MA), Diamantina (MG), Ouro Preto (MG), Congonhas (MG), São Raimundo Nonato (PI), São Cristóvão (SE) e Rio de Janeiro (RJ). A informação foi dada nesta quinta-feira (15/05) pela diretora substituta da Embratur, Delma Andrade, presente no 2º Fórum das Cidades Históricas do Brasil, realizado durante a 17ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

O anúncio foi comemorado pelo superintendente Técnico e de Relações Institucionais da Famurs, Mário Ribas do Nascimento, que também é coordenador da área de Turismo da CNM. “É a primeira vez na história que as cidades históricas e culturais estão na lista de prioridades da Embratur e do Ministério do Turismo”, destacou. Dalma Andrade informou que as 12 cidades ganharam a produção de um material específico de divulgação, que inclui vídeo institucional, livro e imagens para divulgação no exterior.

A França foi escolhida para a estreia do projeto de divulgação das cidades históricas brasileiras por ser um capital de repercussão mundial e por ocupar o 8º lugar no ranking de países que mais enviam turistas ao Brasil. Conforme Delma Andrade, de 70% a 80% dos turistas que vem ao Brasil vão para destinos de “sol e praia”. “Precisamos ampliar a participação das cidades históricas e culturais brasileiras no recebimento de turistas”, disse ela. A ideia é levar estas cidades a outros eventos nos Estados Unidos e na América Latina no próximo ano. O foco da promoção é o trade, a imprensa e, por fim, os consumidores de produtos turísticos.

Ações aprovadas

Os participantes do evento também aprovaram os primeiros projetos que serão desenvolvidos a partir de agora para incentivar o turismo em outras 180 cidades históricas e culturais do país. O primeiro deles é a produção de um livro em vários idiomas sobre as 12 cidades que são Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e uma exposição desses municípios nos países onde a Embratur têm escritório, como Itália, França, Espanha e Inglaterra. Na segunda fase deste projeto, que agora entra na fase de captação de recursos, será feito um livro nos mesmos moldes com as 180 cidades que são Patrimônio Nacional. Ainda foi deferido a realização de um aplicativo para smartphone chamado de “Museu sem Paredes”, que cria uma interação dos turistas com os sítios históricos brasileiros. Por fim, foi aprovada a realização do Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Cultura no Rio Grande do Sul, com promoção da Famurs e da CNM, com apoio da Associação Brasileira das Cidades Históricas Turísticas e a Organização Brasileira das Cidades Patrimônio Mundial.

O secretário de Turismo de Olinda, Maurício Medeiros, ressaltou que a mobilização das entidades que representam as cidades históricas e culturais é que garantiu recursos da Embratur e do Ministério do Turismo para ações nessas localidades. “Toda a região destes municípios acaba sendo beneficiada com a atração de mais turistas”, frisou.

Também participaram do evento o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, os prefeitos de Olinda (PE), Renildo Calheiros, São Miguel das Missões (RS), Hilário Casarin, São Luiz Gonzaga (RS), Junaro Rambo Figueiredo, Sete de Setembro (RS), Rosane Grabia, além de secretários de turismo de Santos (SP), Palmeiras (BA), Paracatu (MG) e Jardine (CE), e dirigentes do Ministério do Turismo (Fabiana Oliveira), Unesco (Isabel de Paula) e Iphan (Robson Almeida).

Confira abaixo a lista dos Patrimônios Culturais brasileiros pela Unesco:
– A cidade histórica de Ouro Preto (1980)
– O centro histórico de Olinda (1982)
– As ruínas jesuítico-guaranis de São Miguel das Missões (1983)
– O centro histórico de Salvador (1985)
– O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (1985)
– Brasília (Plano Piloto) (1987)
– O Parque Nacional da Serra da Capivara (1991)
– O centro histórico de São Luís (1997)
– O centro histórico de Diamantina (1999)
– O centro histórico da Cidade de Goiás (2001)

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

Rotas turísticas

Informações da notícia

Data de publicação: 15/05/2014

Compartilhe!